Conselheiras participam da Semana de Enfermagem de Joinville

No dia 15 de maio foi realizada a abertura  da Semana Municipal de Enfermagem promovida pela Secretaria de Saúde de Joinville, no Teatro Juarez Machado, tendo a presença do prefeito Udo Döhler e do secretário Jean Rodrigues da Silva. As conselheiras do Coren/SC Laís Concellos e Eliana Maria Kraeul Quintino prestigiaram o evento, assim como os enfermeiros fiscais Charles Carvalho de Souza e Deyse Bertotti, e também a coordenadora da Comissão de Ética do Coren/SC, Maria do Carmo Vicensi. O palestrante da noite foi o professor Sérgio Luz, mas antes dele as autoridades fizeram pronunciamentos e elogiaram a categoria.

“Além da competência, destaco o comprometimento e a dedicação destes profissionais tão valorosos que cuidam do ser humano nos momentos mais frágeis. Que noite bonita!”, celebrou o prefeito de Joinville.  Em sua fala, a conselheira Laís destacou o papel da Enfermagem no fortalecimento do SUS, citando as ações de promoção da saúde e atendimento universal.

A Comissão de Ética da Secretaria Municipal de Saúde foi empossada na presença da coordenadora do Coren/SC, ficando como presidente o Enfermeiro Gabriel Luckmann.

Nos dias seguintes foram realizadas oficinas direcionadas aos profissionais da equipe de Enfermagem da rede municipal, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares. No dia 16, no auditório da Univille, ocorreu uma mesa redonda tendo como tema “Sífilis – Manejo, monitoramento e tratamento”, com os médicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC) Eduardo Cesar (SES-SC) e Maria Simone Pan, e as enfermeiras Ana Klein, da Vigilância Epidemiológica, e Rosemeire Pereira, da SES.

A “Responsabilidade civil no exercício profissional da Enfermagem” foi o tema discutido no dia 17 de maio, com o facilitador Daniel Matias Ghizoni, enfermeiro fiscal do Coren/SC.