Blumenau recebe etapa do evento de ética e dimensionamento da Semana de Enfermagem 2018

O papel dos profissionais de Enfermagem na liderança de equipes e no cuidado de todos a sua volta foi tema de mais uma etapa da Semana de Enfermagem 2018 com o tema “Enfermagem – Uma voz para liderar – A saúde é um direito humano”. Realizado em Blumenau nesta quarta, dia 20, o evento é promovido pelo Coren/SC com apoio do Cofen. Outras cinco cidades já receberam esta programação em maio (Chapecó, Florianópolis, Lages, Criciúma e Caçador) e a última etapa será em Joinville nesta quinta, dia 21 de junho.

Com uma programação de palestras e oficinas durante o dia inteiro, as atividades foram oferecidas a todos os interessados, entre Responsáveis Técnicos (RTs), Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem, Estudantes e Professores.

Durante a manhã, a presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani deu as boas vindas junto com o conselheiro Jerry Schmitz e a professora Maristela Azevedo. Depois, os cerca de oitenta participantes tiveram a oportunidade de dialogar sobre liderança com a presidente. “Precisamos estar conscientes do papel da Enfermagem e que precisamos nos empoderar para manter a autonomia da nossa profissão, que é uma ciência e está baseada em conhecimentos específicos”, disse ela.

Em seguida, um grupo ouviu as orientações em relação ao novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, com o Enfermeiro Fiscal Daniel Matias Ghizoni, e o grupo de Enfermeiros RTs debateu com a presidente do Coren/SC alguns detalhes das exigências deste cargo.

Durante a tarde foram realizadas oficinas sobre “Dimensionamento dos Profissionais de Enfermagem”, “Ética Profissional” e “O Papel da Enfermagem em uma Instituição de Longa Permanência do Idoso – ILPI”.

As enfermeiras fiscais Francine de Mattos Evaldt, de Blumenau, e Jennifer Adriane Nesso, de Florianópolis, esclareceram a regulamentação do dimensionamento das equipes de saúde nas instituições (Resolução Cofen 543/2017). Além de apresentar as fórmulas aplicadas para cada tipo de unidade, elas realizaram exercícios práticos para que todos pudessem entender esta sistemática.

 

Em outra sala, o enfermeiro fiscal Daniel fez estudos de caso com exemplos de problemas éticos que podem ocorrer em qualquer ambiente de trabalho. Os participantes montaram pequenas equipes para debater as situações apresentadas e deram as soluções baseados na prática que vivenciam. “Algumas das mudanças no Código de Ética permitem mais segurança ao profissional, mas é essencial conhecer a legislação, saber os limites e entender as responsabilidades de cada um”, alertou Daniel.

 

A professora Maristela Azevedo, ex-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Santa Catarina (ABEn-SC), coordenou a oficina sobre ILPI junto com a presidente do Coren/SC. Uma das participantes vestiu a roupa que simula o envelhecimento, com pesos nas pernas e na coluna, além de um óculos que dificulta a visão. “É interessante sentir como vive um idoso antes mesmo de passar a cuidar destas pessoas”, comentou Maristela.

“Nosso objetivo é oportunizar a discussão e a reflexão sobre a realidade e as perspectivas para a profissão”, afirmou a presidente Helga Bresciani. A Semana de Enfermagem ocorre todos os anos sempre com atividades voltadas à qualificação e educação continuada. Os temas são definidos pelos conselheiros em conjunto com as(os) enfermeiras(os) fiscais de acordo com as demandas que surgem a cada ano entre a categoria. O Coren/SC realiza atividades com apoio do Cofen em todas as cidades onde possui subseção para que o máximo de profissionais possam participar.

Prêmio Profissional Destaque de Enfermagem – Na oportunidade, foi entregue pela Presidente Helga Regina Bresciani e o Conselheiro Jerry Schmitz o troféu e o certificado do Prêmio Profissional Destaque de Enfermagem para Josiane Dorow Corrêa, da Cardioprime em Blumenau, que não pode estar na solenidade realizada dia 24 de maio, em Florianópolis.

O enfermeiro Pedro Fachini, da Associação Renal Vida, também recebeu o certificado de Menção Honrosa por ter sido indicado pelos colegas, mas não foi sorteado para a entrega dos troféus.