Semana de Enfermagem 2018 encerra a realização de atividades com evento em Joinville

Com auditório lotado do Ielusc, em Joinville, encerrou nesta quinta-feira (21 de junho) a maratona de eventos da Semana de Enfermagem 2018 iniciada em maio. Na abertura, a presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, destacou as responsabilidades dos profissionais e, junto com as conselheiras da região, Laís Concellos e Eliana Quintino, agradeceu a presença de todos. A coordenadora do curso de Enfermagem do Ielusc, Beatriz Schumacher, também deu as boas vindas e lembrou a importância da capacitação continuada. Outras seis cidades receberam esta programação (Chapecó, Florianópolis, Lages, Criciúma, Caçador e Blumenau)

Promovidas pelo Coren/SC com apoio do Cofen, as atividades iniciaram pela manhã com uma palestra da presidente do Coren/SC sobre o tema dos eventos: “Enfermagem – Uma voz para liderar – A saúde é um direito humano”. .Mais de 150 participantes ouviram atentos as informações sobre liderança e autonomia da profissão. “Somos uma ciência baseada em conhecimentos específicos e, portanto, quanto mais registrarmos e avaliarmos nossos procedimentos, mais poderemos valorizar nossas funções”, disse Helga.

Após esta parte, os presentes foram divididos em dois grupos, sendo um deles para ouvir sobre o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, com o enfermeiro Fiscal Daniel Matias Ghizoni, e o outro com Enfermeiros Responsáveis Técnicos (RTs) que puderam dialogar com a presidente do Coren/SC a respeito da legislação e funções do cargo.

Durante a tarde foram realizadas oficinas sobre “Dimensionamento dos Profissionais de Enfermagem”, “Ética Profissional” e “O Papel da Enfermagem em uma Instituição de Longa Permanência do Idoso – ILPI”.

Os enfermeiros fiscais da subseção de Joinville, Charles de Souza e Deyse Bertotti, mostraram detalhes da regulamentação do dimensionamento das equipes de saúde nas instituições (Resolução Cofen 543/2017). Foram realizados exercícios práticos com cálculos que permitem chegar aos números ideais de profissionais nas equipes, seja nas áreas de urgência e emergência, unidades de atenção básica, centro cirúrgico, entre outros.

Outro grupo fez uma oficina com estudos de caso de problemas éticos com o fiscal Daniel Ghizoni. O objetivo foi ressaltar algumas mudanças do novo Código de Ética com uma dinâmica que permitiu apresentar soluções para situações apresentadas. “Alguns artigos estão mais detalhados e dão segurança ao profissional. É preciso conhecer as responsabilidades e estar por dentro da legislação para garantir uma boa atuação”, alertou Daniel.

Em outra sala, alguns participantes puderam debater sobre os cuidados aos idosos. A professora Maristela Azevedo, ex-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Santa Catarina (ABEn-SC), coordenou a oficina sobre ILPI junto com a presidente do Coren/SC. A conselheira Laís Concellos vestiu a roupa que simula o envelhecimento, com pesos nas pernas e na coluna, além de um óculos que imita os efeitos de quem tem catarata. As participantes fizeram um exercício sobre o cotidiano nas ILPIs e quais os desafios nessa área.

 

“A troca de informações e a oferta destas palestras na região permite um engrandecimento da Enfermagem, o que permite benefícios para toda a sociedade que precisa ser atendida com qualidade”, disse a anfitriã, coordenadora do curso no Ielusc.

A Semana de Enfermagem ocorre todos os anos sempre com atividades voltadas à qualificação e educação continuada. Os temas são definidos pelos conselheiros em conjunto com as(os) enfermeiras(os) fiscais de acordo com as demandas que surgem a cada ano entre a categoria. O Coren/SC realiza atividades com apoio do Cofen em todas as cidades onde possui subseção para que o máximo de profissionais possam participar.