Mais municípios assinam Termo de Adesão aos Protocolos de Enfermagem e Coren/SC promove capacitação

Profissionais de Enfermagem de Imbuia, Presidente Getúlio e Capão Alto receberam nos dias 25 e 26 de junho capacitação sobre o uso dos Protocolos de Enfermagem sob a coordenação da conselheira Elizimara Ferreira Siqueira junto com a equipe da Atenção Primária da Capital. As atividades foram realizadas em Rio do Sul junto com alguns profissionais desta cidade que já receberam as duas etapas de capacitação e puderam contribuir.

Na oportunidade, as representantes dos municípios de Imbuia e Presidente Getúlio assinaram  o Termo de Adesão com o Coren/SC para uso desta ferramenta. Na capacitação foram detalhados os procedimentos para uso dos Protocolos de Enfermagem, que foram desenvolvidos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis e podem ser implantados pelos municípios interessados. São Protocolos que definem os procedimentos da Enfermagem em quatro áreas mais demandadas na Atenção Básica: Saúde da Mulher – Acolhimento às demandas da mulher nos diferentes ciclos de vida; Infecções sexualmente transmissíveis e outras doenças transmissíveis de interesse saúde coletiva: Dengue/Tuberculose; Atenção à demanda espontânea de cuidados no adulto; e Diabetes e Hipertensão e outros fatores associados a doenças cardiovasculares.

 “Os Protocolos integram múltiplos documentos e recomendações, baseados em evidências em uma ferramenta ampla e concisa”, disse a conselheira Elizimara.

Outras prefeituras solicitaram informações para assinar a parceria. Em termos operacionais, os profissionais podem imprimir os protocolos, mas o Coren/SC já colocou esses documentos em formato de e-Book (livro virtual), pois são atualizados permanentemente.