Mais seis municípios assinam Termo de Adesão com o Coren/SC para uso dos Protocolos de Enfermagem

Nesta quarta-feira, dia 11 de julho, iniciou na cidade de Guaramirim a capacitação das(os) enfermeiras de seis municípios da região para uso dos Protocolos de Enfermagem, que foram desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis numa parceria com o Coren/SC e podem ser implantados pelos municípios interessados. Profissionais de Luis Alves, Jaraguá do Sul, Corupá, Schroeder, Massaranduba e a anfitriã Guaramirim vão ter o treinamento até sexta-feira, dia 13, sob a coordenação da conselheira Elizimara Ferreira Siqueira junto com a equipe da Atenção Primária da Capital.

A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, esteve neste primeiro dia para assinar junto com os secretários municipais de saúde os Termos de Adesão que permitem a utilização dos Protocolos.

Coordenadora de AB da Gerência Regional

Secretário de Corupá com a presidente do Coren/SC

A coordenadora de Atenção Básica da Gerência Regional de Jaraguá do Sul, Denise Erig Rocha de Souza, fez uma fala ressaltando a importância desta integração entre as cidades vizinhas e como é fundamental poder qualificar as(os) enfermeiras(os) para dar mais segurança ao atendimento dos pacientes. O secretário de Corupá, Irineu Pasold, disse que a proposta é muito interessante pois contribui na condução e eficiência dos serviços prestados. “Os protocolos evitam desvios e erros, por isso parabenizo o Coren pela ajuda. Defendo o SUS e sei que sem o corpo da Enfermagem o Sistema não funcionaria”, concluiu.

Secretária de Massaranduba

Secretário de Schroeder

A secretária de Massaranduba, Suzane Reinke, afirmou que o trabalho da Enfermagem é o que sustenta a Atenção Primária, pois são estes profissionais que estão no dia a dia e dão a atenção que o cidadão requer. Ela se emocionou ao elogiar o trabalho realizado pelas enfermeiras da cidade que estavam presentes, lembrando que a RT enfermeira Kátia Regina Ganz foi buscar informações para realizar esta capacitação. O secretário de Schroeder, Orlando Tecilla, também elogiou a equipe do município e a iniciativa de implantar os protocolos, em nome da RT enfermeira Jeise Cristina Capelari Demathe.

Secretário de Jaraguá do Sul

O secretário de Jaraguá do Sul, Dalton Fernando Fischer, e a secretária de Luis Alves, Juliana Rodrigues de Brito Wust, também estiveram presente para assinar o Termo de Adesão e afirmaram que estão com boas expectativas de melhoria no atendimento depois da implantação dos protocolos. O secretário de Guaramirim, Marcelo Amadeu Deretti, estava em Chapecó e vai assinar o Termo em breve.

Secretária de Luis Alves

Temas – Na capacitação estão sendo detalhados os procedimentos para uso dos Protocolos de Enfermagem, que definem os procedimentos da Enfermagem em quatro áreas mais demandadas na Atenção Primária: Saúde da Mulher – Acolhimento às demandas da mulher nos diferentes ciclos de vida; Infecções sexualmente transmissíveis e outras doenças transmissíveis de interesse saúde coletiva: Dengue/Tuberculose; Atenção à demanda espontânea de cuidados no adulto; e Diabetes e Hipertensão e outros fatores associados a doenças cardiovasculares.

 “Os Protocolos integram múltiplos documentos e recomendações, baseados em evidências em uma ferramenta ampla e concisa”, disse a conselheira Elizimara.

Outras prefeituras solicitaram informações para assinar a parceria. Em termos operacionais, os profissionais podem imprimir os protocolos, mas o Coren/SC já colocou esses documentos em formato de e-Book (livro virtual), pois são atualizados permanentemente.

Equipe de Schroeder

Equipe de Massaranduba

Equipe de Luis Alves

Equipe de Corupá

Equipe de Jaraguá do Sul