Agosto Dourado e a importância da amamentação

A campanha “Agosto Dourado” tem objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da amamentação. O Coren/SC apoia esta campanha. A Lei 13.435/2017 prevê a iluminação de prédios públicos com a cor dourada, a promoção de palestras e eventos e a divulgação de informações no rádio, na TV e na internet sobre os benefícios do aleitamento materno.

A amamentação exclusiva até os seis meses, sem a oferta de água, por exemplo, previne doenças e reduz a mortalidade infantil. Vários projetos no Senado buscam assegurar o direito ao aleitamento materno.

“A maternidade traz consigo responsabilidades e uma realidade muitas vezes desconhecida pelas mulheres. Entre os processos de adaptação está a amamentação. Muitos não sabem, mas o leite materno não é produzido apenas nas mamas, mas também depende do psicológico da mulher, muitos fatores, inclusive neuropsicológicos, podem colaborar para uma amamentação bem-sucedida”, disse a enfermeira Soninha Silva (Coren/SC 383.225), da área de Atenção Integral a Saúde da Qualirede. Ela argumenta que deve haver orientação profissional e muita paciência em todo o processo. “Quando não é possível a amamentação, é preciso reconhecer a possibilidade e os avanços que existem e confiar nos profissionais de saúde que acompanham o desenvolvimento da criança. A mulher, como protagonista desse momento deve ser ouvida, respeitada e acolhida, sem julgamentos. As mães que por algum motivo não puderem amamentar, é importante que mantenham bastante contato pele a pele com seu filho, segure no colo, olhe nos olhos durante esse momento, assim como poderá ter a possibilidade de estabelecer uma amamentação mista.”