Coren/SC e SES realizaram a abertura do Curso de Especialização Lato Sensu em Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE)

Nesta  segunda-feira (6/8), foi realizada a abertura do Curso de Especialização Lato Sensu em Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) numa parceria do Coren/SC com a Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC), por meio da Diretoria de Educação Permanente em Saúde e da Escola de Saúde Pública. A solenidade marca o início da primeira turma que deverá terminar o curso em setembro de 2019. A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, esteve presente na solenidade junto com os representantes da SES/SC tendo na plateia as 50 enfermeiras e enfermeiros da Secretaria inscritos no curso.

O objetivo é qualificar estes profissionais para implementação da Sistematização nas unidades próprias, considerando que tal ferramenta favorece a melhoria da prática assistencial com base no conhecimento, no pensamento crítico e na tomada de decisão clínica com o suporte de evidências científicas. As aulas serão ministradas na Escola de Saúde Pública com o apoio da Unisul.

O Conselho Federal de Enfermagem tornou obrigatória a SAE nas instituições de saúde, tanto públicas quanto privadas, por meio da Resolução Cofen nº 358/2009. Portanto, o Coren/SC buscou a parceria com a Secretaria para instrumentar os enfermeiros no tema e assim conseguir desenvolver as habilidades para a implementação a partir da análise de respostas individuais e coletivas dos usuários dos serviços de saúde.

O curso terá carga horária de 390 horas, com aulas ministradas em semanas alternadas e vai finalizar em setembro de 2019. Serão quatro módulos com um conteúdo programático que inicia com a contextualização histórica, passa para a fundamentação teórico-metodológica com aulas sobre processos e diagnósticos de Enfermagem e depois finaliza com projetos e estudos em SAE, incluindo a apresentação de trabalhos e artigos.

A modalidade é presencial com aulas expositivas, trabalhos em grupo, produções textuais e períodos de dispersão nas unidades de origem dos alunos. “A Sistematização permite cuidados individualizados com mais qualidade e organiza os processos de decisão na gestão da equipe de Enfermagem”, disse a presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani.