Presidente do Coren/SC aborda Protocolos de Enfermagem em Seminário da SES/SC que discutiu fortalecimento da Atenção Primária

O Seminário de Atenção Primária promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC) nos dias 1 e 2 de agosto debateu ações e atividades da área com profissionais e lideranças da Saúde. O secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, fez a abertura do evento e ressaltou a importância do acesso da população aos cuidados preventivos, orientações e atendimento de qualidade na rede de Atenção Primária.

A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, foi convidada a palestrar no painel que tratou do tema “Estratégias de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde de Santa Catarina”. Junto com ela estavam a gerente de Atenção Primária da SES/SC, Carmen Delziovo, e a apoiadora do Núcleo de Telessaúde/SC, Luana Gabriele Nilson. A mediação do painel foi da assessora técnica de Atenção Básica e Vigilância em Saúde do Cosems/SC (Conselho de Secretarias Municipais de Santa Catarina).

Helga abordou o papel dos profissionais de Enfermagem e falou dos Protocolos de Enfermagem que estão sendo difundidos nas prefeituras catarinenses como ferramenta de padronização do atendimento. “São instrumentos que melhoram a qualidade da assistência e cuidam da segurança do paciente”, disse.