Pesquisa Convergente Assistencial foi tema de aula no Curso de Especialização em SAE

As professoras aposentadas da UFSC Mercedes Trentini, Lygia Paim e Denise Guerreiro ministraram uma disciplina sobre “Metodologia de Pesquisa Convergente Assistencial” no Curso de Especialização Lato Sensu em Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), uma parceria do Coren/SC com a Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC), por meio da Diretoria de Educação Permanente em Saúde e da Escola de Saúde Pública.

Nos dias 1 e 2 de outubro, as três professoras mostraram à turma de 50 enfermeiras e enfermeiros a importância de aliar a pesquisa com a assistência. Pela Metodologia da Pesquisa Convergente Assistencial (PCA), criada no final da década de 80 pelas professoras Mercedes e Lygia, as ações de assistência vão sendo incorporadas no processo de pesquisa e vice-versa. Elas levaram informações preciosas aos alunos para que pudessem utilizar a PCA na implantação ou aperfeiçoamento da Sistematização da Assistência de Enfermagem nas  instituições de atuação destas enfermeiras e enfermeiros.

O objetivo deste método é criar espaços de superposição destas duas atividades, com a produção de um novo conhecimento e a mudança da prática assistencial. Esse método permite que tanto a pesquisa como a prática assistencial possam ser desenvolvidas no mesmo espaço físico e temporal e, para isso, precisam ser articuladas ao operacionalizar análise específica de cada uma.

Esta Especialização pretende qualificar estes profissionais para implementação da Sistematização nas unidades próprias, considerando que tal ferramenta favorece a melhoria da prática assistencial com base no conhecimento, no pensamento crítico e na tomada de decisão clínica com o suporte de evidências científicas. As aulas estão sendo ministradas na Escola de Saúde Pública, no centro de Florianópolis, com o apoio da Unisul.

SAIBA MAIS

O Conselho Federal de Enfermagem tornou obrigatória a SAE nas instituições de saúde, tanto públicas quanto privadas, por meio da Resolução Cofen nº 358/2009. Portanto, o Coren/SC buscou a parceria com a Secretaria para instrumentar os enfermeiros no tema e assim conseguir desenvolver as habilidades para a implementação a partir da análise de respostas individuais e coletivas dos usuários dos serviços de saúde.

O curso tem carga horária de 390 horas, com aulas ministradas em semanas alternadas e vai finalizar em setembro de 2019. São quatro módulos com um conteúdo programático que inicia com a contextualização histórica, passa para a fundamentação teórico-metodológica com aulas sobre processos e diagnósticos de Enfermagem e depois finaliza com projetos e estudos em SAE, incluindo a apresentação de trabalhos e artigos. A modalidade é presencial com aulas expositivas, trabalhos em grupo, produções textuais e períodos de dispersão nas unidades de origem dos alunos.