Novembro Azul: Conscientização e prevenção de doenças masculinas

O chamado Novembro Azul teve sua origem na Austrália em 2003, quando alguns homens começaram a cultivar bigodes do dia 1 ao dia 30 de novembro e esses mesmos homens se reuniam para troca de informações sobre doenças masculinas como Depressão, Câncer de Testículo e Câncer de Próstata. O movimento foi batizado de Movember (Moustache + november) por causa dos bigodes e se espalhou pelo mundo.

Vale lembrar que o mês foi escolhido por conta do Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro, e no dia 19 é comemorado o Dia Internacional do Homem.

As iniciativas carregam sempre os símbolos do Movember: o bigode e a cor azul, reforçando a importância da campanha.

No Brasil, a campanha foi trazida em 2008 e  batizada de Novembro Azul pelo Instituto Lado a Lado juntamente com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) que começaram várias ações para conscientização das doenças e quebra dos preconceitos masculinos, como o de ir a consulta médica e fazer o exame de toque quando preciso.

Câncer de Próstata

O câncer de próstata é o segundo mais diagnosticado entre os homens, são 69 mil casos por ano, quase 7,9 por hora. A doença quando diagnosticada precocemente tem cerca de 90% de chances de cura. Homens negros e com casos da doença na família precisam realizar os exames regularmente a partir dos 45 anos, o  restante a indicação é a partir dos 50.

Como prevenção também é preciso atentar aos cuidados do corpo como alimentação saudável e atividades físicas regulares. Compartilhe essa ideia e previna-se.

Informações: Wikipédia, INCA e Minuto Saudável