Profissionais de Enfermagem que atuam nas cidades da região de Navegantes receberam capacitação para uso de Protocolos

Os profissionais de Enfermagem que atuam na Atenção Primária nas cidades de Navegantes, Itapema, Penha e Piçarras receberam capacitação no dia 30 de outubro para uso dos Protocolos de Enfermagem, que são vários documentos reunidos para definir padrões de atendimento aos usuários. A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, esteve presente para assinar Termos de Adesão com os municípios. A conselheira do Coren/SC, Elizimara Ferreira Siqueira, coordenou a oficina junto com a equipe da Atenção Primária da Capital.

A presidente assinou os Termos com as secretárias municipais de saúde de Navegantes, Marluza Trevisan, de Piçarras, Vinicio José Santos, de Itapema, Juliana Peron, e de Penha, Waldemir José Mafra Junior . A partir de agora, a prefeitura permite que os profissionais de Enfermagem utilizem os Protocolos nas unidades de saúde.

Na capacitação estão sendo detalhados os procedimentos para uso dos Protocolos de Enfermagem, que definem os procedimentos da Enfermagem em quatro áreas mais demandadas na Atenção Primária: Saúde da Mulher – Acolhimento às demandas da mulher nos diferentes ciclos de vida; Infecções sexualmente transmissíveis e outras doenças transmissíveis de interesse saúde coletiva: Dengue/Tuberculose; Atenção à demanda espontânea de cuidados no adulto; e Diabetes e Hipertensão e outros fatores associados a doenças cardiovasculares.

Em termos operacionais, os profissionais podem imprimir os protocolos, mas o Coren/SC já colocou esses documentos em formato de e-Book (livro virtual), pois são atualizados permanentemente. “Os Protocolos integram múltiplos documentos e recomendações, baseados em evidências em uma ferramenta ampla e concisa”, disse a conselheira Elizimara.