Coren/SC participa do 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem que reúne mais de 4 mil participantes

Promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn Nacional), com apoio institucional do Coren/PR, o 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem foi aberto na noite do dia 13/11, no Teatro Positivo, com a participação de mais de 4 mil profissionais de Enfermagem, estudantes e convidados. O evento segue até amanhã, sexta-feira, dia 16, na Expo Unimed: com realização de cursos, oficinas, mesas-redondas, lançamentos de livros e apresentação de mais de 3 mil trabalhos científicos.

A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, participou do evento junto com uma comitiva catarinense: conselheiras Daniella Farinella Jora, Evangelia Kotzias Atherino dos Santos, Ana Paula Maciel, Ioná Vieira Bez Birolo e Dayane Borille, além da conselheira Elizimara Ferreira Siqueira que ministrou uma Oficina sobre os Protocolos de Enfermagem na Atenção Primária durante a etapa de pré-Congresso.

O tema do 70.o CBEn – “Processo do Cuidar como centralidade da Enfermagem” – permeou a conferência e as mensagens na solenidade de abertura. A presidente do Coren/PR, Simone Peruzzo, destacou o contingente de cerca de 2 milhões de profissionais de Enfermagem no Brasil e o protagonismo destes trabalhadores: “Sem a Enfermagem não existiria Sistema de Saúde no país e temos que nos emponderar desta condição”, disse a presidente.

A presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – instituição que promove o evento – Rosa Maria Godoy, salientou os valores que norteiam o “processo do cuidado” e que devem estar baseados na responsabilidade, solidariedade, dignidade e igualdade. “ Identificar valores positivos que formam a essência do nosso cuidado é tema inesgotável para a Enfermagem; mas o momento exige reflexão maior que possa nos abrir caminhos para o futuro da profissão e da Saúde no país e a palavra e ponte para o novo horizonte é – resistência; resistência pela Enfermagem; resistência pela democracia”, afirmou.

O conferencista José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres, da USP, médico e especialista em Medicina Preventiva, também falou sobre o cuidado como fator de existência do ser humano : “ o cuidado dá sentido à nossa vida; enquanto houver vida há o cuidado; e no caso da Enfermagem esta é a profissão que mais interage com o cuidado, exigindo uma atuação com desafios diários e transformadores”.

A presidente da ABEn-Seção Paraná, Denise Kletemberg, também frisou as modificações do “cuidado exercido pela Enfermagem” vem sofrendo ao longo da história: “o nosso cuidar deixou o caráter apenas assistencialista e passou a incluir saberes e cuidados científicos e de compromissos éticos”.

Valorização da Enfermagem – O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, ressaltou que a Enfermagem representa “a humanização do atendimento no Sistema de Saúde”, e a secretária Municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, que é enfermeira, disse que os profissionais “precisam estar unidos debatendo a ética e as condições de valorização para a atuação”.

A presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná e também enfermeira, Cristiane Pantaleão, fez um alerta sobre a importância do SUS que não se limita às consultas e internações, mas “´principalmente com ações e programas preventivos, de acompanhamento de doenças crônicas e controle epidemiológicos em todo o país, com participação fundamental da Enfermagem”.

O 70o. Congresso Brasileiro de Enfermagem segue até sexta-feira, dia 16.