CNS abre consulta virtual para regulamento da 16ª Conferência Nacional de Saúde

A proposta de regulamento da etapa nacional da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8) está disponível para alterações, acréscimos ou exclusões de propostas. A sociedade brasileira poderá participar da elaboração do documento através de consulta virtual, criada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).

formulário online estará disponível de 1º a 30 de novembro, onde os cidadãos poderão manifestar-se sobre as propostas preenchendo os quesitos do formulário.  Após este prazo, as sugestões serão sistematizadas pela Comissão Organizadora da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) e apreciado e aprovado, em caráter definitivo, pelo Pleno do CNS até dezembro de 2018.

A 16ª Conferência Nacional de Saúde será realizada de 4 a 7 de agosto de 2019, em Brasília. O tema proposto é “8ª + 8 = 16ª”, uma referência à 8ª Conferência, realizada em 1986 e considerada um marco na história das conferências. Isso porque ela foi a primeira conferência de saúde, em âmbito nacional, aberta à sociedade. O resultado do evento gerou as bases para a seção “Da Saúde” da Constituição Brasileira de 5 de outubro de 1988, que consolidou o Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Conselho Nacional de Saúde