Em Itajaí: mais um encontro debate Desafios da Enfermagem na Atenção Primária

 

Nesta quinta-feira (6/12), ocorreu o terceiro encontro “Desafios da Enfermagem na Atenção Primária” no campus da Univali, em Itajaí. O evento promovido pelo Coren/SC com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu cerca de 70 participantes, em sua maioria enfermeiras(os) que atuam na área nos municípios da região do Vale do Itajaí e Norte. Ocorreram palestras e depois, em grupos, os profissionais debateram propostas para servir de encaminhamentos às conferências municipais de saúde.

A abertura foi realizada pela presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, junto com a conselheira do Coren/SC Priscila Rodrigues da Cunha, as coordenadoras da gerência de Atenção Básica da SES, Iraci Silva e Marly Denise de Aquino, além da representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/SC), Renata Cristiane do Amaral, e da professora do curso de Enfermagem da Univali, Maria Denise Mesadri Giorgi.

Os trabalhos iniciaram com uma explanação de Iraci Silva sobre a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e o que vem mudando, além de mostrar algumas das funções do Estado e dos municípios. Em seguida, foi iniciada uma Mesa Redonda com a participação da presidente do Coren/SC, da coordenadora da SES Marly Aquino e da representante do Cosems/SC.

Elas detalharam a legislação atual, as portarias que vem alterando a atuação dos agentes comunitários de saúde e que compõem as equipes de Estratégia de Saúde da Família, assim como apresentaram situações que podem fortalecer o papel da Enfermagem, caso dos Protocolos desenvolvidos em parceria pelo Coren/SC e Prefeitura de Florianópolis e que estão sendo implantados em vários municípios que pedem adesão.

Marly ressaltou que “a atuação clínica da Enfermagem vem crescendo e precisa continuar sendo ampliada para garantir atendimento além das demandas programadas. É preciso estar envolvido com as necessidades da comunidade e dar continuidade aos atendimentos para permitir a promoção da saúde”. Já a enfermeira Renata deu um panorama da interação entre as equipes e os gestores, destacando a importância do trabalho em parceria. Ela disse que há um processo de regionalização no Estado e estão sendo construídos planos de atuação nas sete macrorregiões delimitadas. A presidente do Coren/SC abordou as funções privativas das(os) enfermeiras(os) e lembrou da relevância do planejamento e organização dos serviços de Enfermagem, que deve ser feita pelas(os) enfermeiras(os). “Se queremos ampliar a concepção de atendimento na área clínica, precisamos assumir nosso papel de protagonista na equipe, ter autonomia e mostrar que a consulta de Enfermagem pode sim promover a resolutividade tão almejada”, disse Helga. Foi dada a palavra para um debate com os palestrantes.

No período da tarde, os participantes dividiram-se em grupos para aprofundar o debate e pensar em propostas possíveis de serem implementadas. Por fim, todos os grupos juntos leram e defenderam suas ideias, sendo consolidadas para fazer parte de um documento único com as propostas dos quatro encontros realizados no Estado. Todas as propostas serão encaminhadas às Conferências Municipais de Saúde.