Estudantes da Unochapecó ganham prêmio pelo desenvolvimento de curativos para queimaduras e feridas

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de um milhão de pessoas sofrem queimaduras no Brasil a cada ano. Foi com base nas estatísticas que um grupo de estudantes da Unochapecó criou um produto que promete revolucionar o tratamento de queimaduras e outras feridas. As acadêmicas Natália Bracht Malagutti, Pahola Patussi e Alessandra Bellei, dos cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química, com supervisão do professor Márcio Fiori, desenvolveram um curativo a base de soro de leite. A solução certamente ajudará também no trabalho desenvolvido pelos profissionais de Enfermagem, por isso o Coren/SC publica esta entrevista com o intuito de reconhecer essas inovações na área da saúde que permite o aprimoramento do trabalho das equipes.

A ideia alia custo baixo e utilização de um produto não aproveitado pelas indústrias e que pode, inclusive, trazer sérios riscos ao meio ambiente caso não descartado da forma correta. A relevância do projeto foi reconhecida e premiada no final de novembro de 2018 pelo projeto Desafio do Conhecimento, que  seleciona um trabalho inovador de cada curso de graduação da Unochapecó. O projeto vencedor ganhou uma viagem para o exterior com todas as despesas pagas pela Instituição.

  • Por que surgiu a ideia de usar o soro de leite?

Como há um volume muito alto de produção do soro de leite, ele acaba muitas vezes sendo descartado para o meio ambiente e isso é prejudicial. A ideia foi criar um produto que pudesse ser útil à sociedade. A partir de testes, tivemos a ideia de criar uma membrana, que já está em fase de finalização do protótipo. Ela não servirá simplesmente como um curativo para tapar o ferimento, e sim ajudará na cicatrização.

  • Existiu alguma motivação externa para pesquisar queimaduras e tratamento de feridas?

Temos casos na família de pessoas que precisaram utilizar essas membranas para tratamento e o custo é muito alto. Então, aliamos o problema do custo com a questão da matéria-prima para criarmos esse produto. E ele tem um potencial muito grande para ser expandido não apenas para o tratamento de queimaduras, mas para outros tipos de feridas, como varicosas, que são de difícil cicatrização.

  • Vocês vem alguma perspectiva para utilização do produto, fabricação e comercialização?

Futuramente a alternativa pode ser viável também para a utilização no Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento feito hoje pelo SUS é muito caro. Além de todo o material que é utilizado, que precisa ser trocado com frequência, ainda existe um gasto com medicamentos, pois da maneira como é feita corre muito o risco de infecção. Com a nossa membrana, além de minimizar os gastos, estaremos oferecendo um tratamento melhor e com cicatrização mais rápida. Estamos em processo de registro e patente do produto, assim como estamos finalizando o protótipo.

  • Vocês pesquisaram os custos?

Sim e constatamos que o produto criado, se comparado aos semelhantes disponíveis no mercado, custa em média cinco vezes menos. Além disso, a matéria-prima é facilmente encontrada em nossa região, já que o número de empresas de laticínios é grande.

 

Saiba mais sobre Desafio do Conhecimento

O projeto surgiu através de um edital e consistiu em selecionar um trabalho inovador de cada curso de graduação da Unochapecó. Na primeira etapa, os cursos interessados se inscreveram no processo. Depois, cada um deles realizou um edital interno entre os estudantes para que fosse selecionada apenas uma ideia. Ao todo, 20 cursos inscreveram seus projetos para a seleção final, que teve os dez finalistas divulgados no dia 11 de setembro.

Foram selecionados os projetos Tec House, de Arquitetura e Urbanismo; Membrey, de Engenharia de Alimentos; Isolamento Termo Acústico, de Engenharia Civil; Protótipo de Anti-inflamatório Inovador, de Farmácia; Cozinhe Pra Mim, de Administração; Meu Busão, de Ciências da Computação; Projeto R.U.A, de Artes Visuais; Carne Vegetal, de Engenharia Química; Implementação de Plataforma Interativa em Sala de Aula, de Engenharia Elétrica e Buy Dent, de Odontologia.

Para o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, o evento mostrou aos cursos e estudantes que existem outras oportunidades dentro da Universidade além de buscar uma nova formação. “Aqui a gente viu a integração, o envolvimento, a interdisciplinaridade e a busca pela inovação. Foi um ganho significativo para a Instituição, já que estamos no rumo de desenvolver soluções para a comunidade”.

A presidente da Comissão do Edital e diretora acadêmica da Área de Ciências da Saúde da Unochapecó, professora Lúcia Chaise Borjes, diz ter se surpreendido com a qualidade dos trabalhos. “O objetivo do projeto é criar ideias inovadoras para atingir a comunidade interna e externa, para melhoria da qualidade de vida.  Todos os trabalhos tinham esse foco”.

 

Com informações de Jessica de Marco,  Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) – Unochapecó