Janeiro Branco e o cuidado com a Saúde Mental

Começou mais um ano, voltam as expectativas de mudanças, novos estilos de vida vem à tona, com listas de metas e objetivos para virarem compromissos. A partir dessa ideia, o psicólogo Leonardo Abrahão, em 2014, no interior de Minas Gerais, começou a disseminar a importância da preocupação com a saúde mental e por meio de palestras Abrahão vem quebrando o tabu de falar sobre as doenças que impactam o bem-estar do brasileiro e conquistando a adesão de vários psicólogos do país, comemorando sua 6° edição esse ano o lema é: quem cuida da mente cuida da vida.

 

No Brasil, dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Bem-Estar (NHWS), na sigla em inglês) da Kantar Health mostram que 34% dos entrevistados declararam sofrerem de alguma condição psiquiátrica*, ainda que apenas 21% deles tenha sido diagnosticado. A depressão, uma grave condição médica que diminui a capacidade da pessoa de funcionar normalmente, é um dos transtornos psíquicos muito comuns no mundo, afetando mais de 350 milhões de pessoas no mundo todo (dados da OMS) e que acomete 16% da população brasileira – mais do que a taxa de depressão nos EUA (13%), Espanha (9%) e China (quase 6%). O Brasil também é o país onde as pessoas são diagnosticadas com depressão quando são mais jovens, em média aos 36 anos. A faixa etária entre os 35 e 49 anos concentra a maior taxa de depressivos brasileiros, com maior incidência entre as mulheres (68,9%), mesma tendência observada em países como França, Reino Unido e Espanha.

 

Desde 2000 a Organização Mundial de Saúde – OMS vem alertando a população mundial sobre os altos índices de suicídios e há dados de 90% dos pacientes que tentam o suicídio apresentam um distúrbio psiquiátrico e que 95% daqueles que cometeram suicídio têm um diagnóstico psiquiátrico.

 

Como parte da campanha Janeiro Branco, os psicólogos também sugerem que as pessoas possam ser mais sinceras e transparentes com os seus desafios psicológicos, buscando ajuda e apoio sempre que necessário. Confira abaixo algumas das medidas que a campanha Janeiro Branco sugere para ajudar as pessoas a buscarem uma saúde mental e emocional mais plena.

  1. Reflita: com o ano novo, será que você pode ser uma nova pessoa? Aproveite o momento de reflexão do ano novo para pensar o que você pode mudar na sua vida para torná-la mais feliz.
  2. Aceite os ciclos: assim como os anos que se iniciam e acabam, a vida também é feita de ciclos. Esteja pronto para concluir os ciclos que não te fazem bem e se prepare para os novos que irão começar!
  3. Prepare-se para agir: com o novo ciclo de 12 meses que se inicia agora, o que você pode se preparar para fazer que possa te levar a ter uma vida mais saudável e feliz?

Notas:

*condições psiquiátricas entre a população adulta incluem pacientes que relatam sofrimento com ansiedade, déficit de atenção ou hiperatividade, bipolaridade, depressão, ansiedade generalizada, transtorno obsessivo-compulsivo, fobias, stress pós-traumático, esquizofrenia e fobia social.

 

Fontes: janeirobranco.com.br e Evidencias