Cofen apoia Dia Nacional de Lutas em Defesa da Vida

O Conselho Federal de Enfermagem vai apoiar o Dia Nacional de Lutas em Defesa da Vida, idealizado pelo Movimento de Ativistas de Enfermagem (MAE Brasil) . Com o lema “Suicídio na Enfermagem não”, a ação promove a Saúde Mental e a valorização dos profissionais e acontecerá simultaneamente em diversos estados brasileiros, no dia 27 de janeiro (domingo).

“Os casos recentes de suicídio entre os profissionais de Enfermagem motivaram nossa mobilização. O suicídio é multifatorial, mas é inegável que o estresse em local de trabalho, as agressões e a sobrecarga gerada pela jornada excessiva estão relacionados ao adoecimento do profissional. Esta luta também é política”, afirma Jefferson Caproni, integrante da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Conatenf), conselheiro do Coren-SP, e integrante da diretoria nacional da MAE Brasil

Já estão confirmados eventos em quatro estados:

São Paulo: Vão do Masp, ao meio dia

Mato Grosso do Sul: Praça do Rádio Clube de Campo Grande, ao meio dia

Minas Gerais: Lagoa Paulino, às 9 horas

Sergipe: a ação será realizada em Aracaju, em local a confirmar

Cuidar de quem cuida – Na linha de frente do atendimento, os profissionais de Enfermagem enfrentam situações de violência física, verbal e psicológica. Apenas 29% dos profissionais de Enfermagem se sentem seguros em seus ambientes de trabalho, segundo dados da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil (Cofen/Fiocruz – 2015). A pesquisa revela que 19,7% já sofreram violência no ambiente de trabalho, sendo: 66,5% violência psicológica, 26,3% verbal e 15,6% violência física.

O Cofen recomenda que caso de violência contra profissionais de Enfermagem, em ambiente de trabalho, sejam notificados também ao respectivo conselho regional, para que seja prestado apoio. Em 2018, o Cofen lançou campanha e manifesto sobre saúde mental, “Um gesto de cuidado“. A violência em ambiente de trabalho também foi tema de ações, como a #RespeitoNaVeia, que alertava sobre a questão da violência em local de trabalho.

No Congresso, o Cofen apoia a PL 30h, por reconhecer que jornadas exaustivas estão associadas ao aumento de ocorrências adversas e afetam diretamente a Saúde e qualidade de vida do profissional, que é um pilar da qualidade da assistência.

Fonte: Ascom – Cofen