Cofen recebe nova secretária da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

A diretoria do Conselho Federal de Enfermagem recebeu nesta terça-feira (22/01) a secretária Mayra Pinheiro, responsável pela Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS). “É hora de escutar os conselhos e avaliar como podemos trabalhar juntos”, afirmou a nova gestora, acompanhada pelo diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, Hélio Neto.

“Recebê-los aqui hoje é muito profícuo para o início do novo governo”, afirmou o presidente do Cofen, Manoel Neri, que apresentou demandas e propostas da Enfermagem, acompanhado da vice-presidente, Nádia Ramalho, dos conselheiros Luciano Silva e Lauro César de Morais, e do chefe do departamento de gestão do exercício profissional, Walkírio Almeida.

Novos modelos de remuneração na Saúde; regulação do ensino; apoio à formação técnica para os auxiliares de Enfermagem em atuação; a regulamentação da jornada de trabalho, o PL do Descanso Digno, que estabelece condições mínimas necessárias para o repouso durante os plantões, e  a revogação portaria ministerial 1675/2018, que reduziu o número de profissionais nos serviços de hemodiálise, foram alguns dos temas debatidos no encontro.

A secretária anunciou apoio à Lei do Descanso Digno, à exigência de formação presencial para profissionais de Enfermagem. Declarou, ainda, a intenção de realizar estudos sobre modelos de remuneração na Saúde, de modo a torna-la mais justa.

Para subsidiar avaliações da pasta, o Cofen enviará à nova gestão os resultados da Pesquisa Perfil da Enfermagem (Cofen/Fiocruz) e o relatório consubstanciado da Operação EaD, que constatou condições precárias de oferta nos cursos de Enfermagem a distância.

Mais Saúde – Médica pediatra e crítica do programa “Mais Médicos”, a secretária Mayra Pinheiro destacou a importância de valorizar toda equipe profissional, que será contemplada em um novo programa, o “Mais Saúde”. “Nosso objetivo é trabalhar projetos que valorizem a equipe e não apenas uma categoria profissional”, afirmou a secretária. “Não enxergo a assistência funcionando sem nossas colegas enfermeiras”, destacou.

A secretária também referiu a intenção de criar um fórum para reunião mensal com todos os conselhos de área e Saúde, onde seriam apresentadas propostas para a melhoria das políticas de Saúde.