Coren/SC em reunião com o Secretário de Estado da Saúde

A situação dos hospitais públicos catarinenses foi o principal tema da reunião que ocorreu nesta segunda-feira (28/01) entre o novo secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, e a presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani. O secretário convidou o Conselho para uma reunião tendo como tema central a Enfermagem e a percepção dos profissionais diante dos desafios no atendimento à população. O secretário-adjunto André Mota Ribeiro e a conselheira tesoureira do Coren/SC, Alessandra Junkes Coutinho, participaram da conversa, que foi motivada para contribuir no planejamento que está sendo discutido dentro da Secretaria.

A presidente Helga focou em três pontos: valorização do profissional de Enfermagem, educação permanente e cuidado com a Saúde do Trabalhador. Ela relatou algumas das situações mais frequentes que envolvem os profissionais de Enfermagem nos 13 hospitais geridos pelo Estado, desde o adoecimento pela carga de trabalho até a falta de condições de trabalho em muitas unidades. Helga enfatizou ainda a necessidade de diálogo com as equipes de cada hospital, independente das mudanças de gestores.

Entre os profissionais de Enfermagem, o grande desafio tem sido o dimensionamento das equipes, pois na maioria das instituições faltam recursos humanos para atender as demandas conforme a legislação definida e para um atendimento seguro e de qualidade. O secretário explicou que a equipe administrativa está trabalhando no planejamento das ações da SES/SC e por isso queria entender melhor, e agora oficialmente, as questões da Enfermagem que já haviam sido apresentadas pela direção do Coren/SC no período de transição do governo.

Atenção Primária – A presidente Helga aproveitou para entregar um histórico dos quatro eventos realizados em 2018 sobre os “Desafios da Enfermagem na Atenção Primária” com parceria da Secretaria e solicitou a continuidade este ano com a realização em mais quatro cidades: Joaçaba, São Bento do Sul, Blumenau e Lages. O secretário confirmou a parceria e disse que irá encaminhar brevemente o pedido.

Além disso, Helga entregou um Ofício Circular que foi entregue pelo Coren/SC aos gestores municipais e hospitalares sobre a importância no fortalecimento do ensino presencial e que os campos de estágios auxiliem nesta formação.

Sara Caprario – ASCOM