Ministério da Saúde reafirma atuação conjunta em defesa do SUS

O compromisso de construir, de forma conjunta, políticas públicas de Saúde que fortaleçam o Sistema Único de Saúde (SUS) foi destaque durante reunião realizada nesta segunda-feira (28) entre a mesa diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e o novo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

O objetivo foi estreitar as relações com o Ministério da Saúde e estabelecer diálogo para o fortalecimento do controle social e da convivência democrática entre os órgãos. Na reunião, os presentes reafirmaram a importância da realização das duas conferências nacionais programadas para 2019: a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8) e a 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (6ª CNSI).

De acordo com o presidente do CNS, Fernando Pigatto, é necessário que as políticas públicas sejam construídas de forma conjunta. “O CNS é formado por usuários, trabalhadores, prestadores de serviços e gestores. Portanto, não é só uma parte que atua no conselho, mas todos os segmentos juntos. É dessa forma que vamos atuar, de maneira paritária”, afirmou.

Neilton Araújo, conselheiro nacional de Saúde representante do MS, destacou a importância de um trabalho feito em cooperação. “É intenção do ministro valorizar, fazer uma qualificação da gestão, da aplicação de recursos e dos resultados do nosso trabalho para a Saúde da população brasileira”, completou Neilton, que também é membro da mesa diretora do CNS.

Os conselheiros nacionais de Saúde reforçaram a importância da presença do ministro e dos novos secretários na primeira Reunião Ordinária do CNS, marcada para próxima quinta, dia 31 de janeiro. Na reunião, serão apresentados os novos conselheiros eleitos em dezembro para o mandato que seguirá até 2021.

Eles destacaram ainda a importância da presença de representantes do MS nas comissões intersetoriais do CNS a partir da relação com assessorias técnicas das secretarias do ministério. “É preciso compreender o papel de cada um na construção do SUS. Com respeito à autonomia, atuaremos no fortalecimento das políticas de saúde e na defesa dos direitos do povo brasileiro”, avaliou o conselheiro nacional de saúde e membro da mesa diretora do CNS Jurandi Frutuoso, representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

A mesa diretora do CNS já havia se reunido, no dia 17 de janeiro, com o secretário-executivo e a nova equipe do ministério. O objetivo foi apresentar a pauta de trabalho do CNS, com destaque para a forma de atuação do conselho na gestão 2018-2021. Além do ministro, do presidente do CNS e dos membros da mesa diretora do conselho, também participaram da reunião João Gabbardo dos Reis, secretário-executivo do MS, e Ana Carolina Dantas, secretária-executiva do CNS.

Fonte: Conselho Nacional de Saúde