Morre enfermeira Anayde, que contribuiu com a lei do exercício profissional

A enfermeira Anayde Corrêa de Carvalho, uma das pioneiras da profissionalização da Enfermagem no Brasil, morreu na segunda-feira (11), aos 102 anos, e foi sepultada ontem, em Ribeirão Preto. Por meio da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Anayde participou da criação da lei que regulamenta o exercício da Enfermagem, lei nº 7.498/86.

Com grande experiência na Enfermagem, Anayde era professora e autora de diversos trabalhos acadêmicos. É autora livro e trabalho de pesquisa “Associação Brasileira de Enfermagem 1926-1976 – Documentário”, o qual se dedicou por cinco.  Considerada uma obra clássica para a literatura, principalmente para a história da Enfermagem, o documentário relata sobre os primeiros 50 anos da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn).

Formada pela Escola de Enfermagem da USP (EEUSP), em 1949, foi professora e coordenadora da pós-graduação nessa mesma instituição. Na década de 60 fez pós-graduação em Administração de Enfermagem no Teachers College, Universidade Columbia, em Nova York, USA.

Além disso, foi membro da Diretoria da ABEn, em vários mandatos, tendo produzido relatórios dando continuidade ao Levantamento de Recursos e Necessidades da Enfermagem no Brasil, pesquisa realizada na década de 1950.