Coren/SC participa de reunião sobre os cursos de técnicos de Enfermagem do CEDUP de Chapecó

Na manhã de quarta-feira (13/3), atendendo ao requerimento da vereadora Astrit Tozzo (PSD), o Poder Legislativo de Chapecó realizou reunião de trabalho para tratar sobre a permanência do curso de Enfermagem do Centro de Educação Profissional (CEDUP).

Participaram do encontro, além da vereadora proponente, a conselheira do Coren/SC, Ediane Bergamin, a advogada do Coren/SC, Lilian Benedet, e a enfermeira fiscal Carolise Ana Basso, além de representantes do Hospital Regional do Oeste, da Unimed e também a direção e alunos do CEDUP.

No final ano de 2018, o Governo do Estado de Santa Catarina anunciou que não abriria novas turmas de técnico em Enfermagem. Após a manifestação de várias entidades e instituições em favor da permanência do curso, incluindo ações dos parlamentares municipais, foi aberta uma turma no início do mês de março, porém, não há garantia de novas turmas.

Astrit explica que o anúncio de fechamento das turmas é um fato estranho pois trata-se de uma área em expansão na região. “Temos uma grande demanda desses profissionais em nossos hospitais e demais estabelecimentos de saúde. Também observamos uma necessidade crescente de cuidadores de idosos”, afirma.

De acordo com a diretora do CEDUP, Ione Terezinha e Sá, a motivação do anúncio do fechamento das turmas não foi explicada. “Não entendemos o porquê dessa intenção de não abertura das vagas. Nossos professores são capacitados, o curso está adequado e nossos alunos dispõem de locais para realizar seus estágios”, explica.

Conforme representantes do Coren/SC, em algumas unidades do CEDUP estavam sendo contratados professores sem a qualificação necessária, como estudantes de graduação de Enfermagem, então o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) recomendou que se atendessem os requisitos mínimos. Conforme nota do Coren/SC publicada no final do ano, ao invés de contratar os professores, a Secretaria de Estado da Educação resolveu anunciar o fechamento dos cursos.

Durante o encontro surgiram outras demandas, com destaque para a melhoria na qualidade do ensino nas instituições responsáveis pela formação dos técnicos de enfermagem. “Precisamos estar atentos ao processo de qualificação e a como esse profissional chega no mercado de trabalho”, afirma a Gerente de Serviços do Hospital Regional, Vânia Louveira.

Como encaminhamento Astrit propôs o envio de solicitação ao Poder Executivo Municipal solicitando a equiparação de vagas de técnicos e auxiliares de Enfermagem no próprio concurso público. Também, será encaminhado documento para o Governo do Estado de Santa Catarina, requerendo, além da permanência efetiva do curso, a abertura de cursos de técnico de laboratório e de farmácia.