Câmara Técnica de Atenção Básica do Cofen inicia projeto de levantamento de dados pela Região Sul

Os integrantes da Câmara Técnica de Atenção Básica (CTAB) do Cofen estiveram em Florianópolis, na sede do Coren/SC, nos dias 21 e 22 de março para iniciar o projeto “Atuação da Enfermagem na Atenção Básica em pauta”. O objetivo é levantar dados em todos os conselhos regionais e traçar um cenário nacional para propor avanços no sistema. A primeira etapa foi a Região Sul, com participação das Câmaras Técnicas do Coren/SC, Coren/RS e Coren/PR. Durante os dois dias foram apresentadas as potencialidades de atuação em cada Estado, verificadas ações que podem promover ajustes na regulamentação da Enfermagem na Atenção Básica e discutidas as uniformidades dos processos realizados na área.

Do Cofen estiveram Ricardo Costa de Siqueira, Virna Hildebrand, Maria Alex Sandra Leocádio e Fátima Virginia Silva. Do Coren/SC participaram a presidente Helga Bresciani, as conselheiras Elizimara Siqueira e Ioná Vieira Bez Birolo, além do enfermeiro colaborador Tarcísio Silva. As representantes do Coren/PR foram Ramony Martins, Deliziê Martins e Carmen Moura dos Santos e do Coren/RS foram Thais Longaray, Cecília Brondani e Maristela Michelon. 

As câmaras técnicas têm a finalidade de serem órgãos consultivos e propositivos ao plenário do Cofen, além de fomentar as discussões da qualidade e desenvolvimento da Enfermagem brasileira.

Segundo os integrantes da CTAB do Cofen, a oficina foi produtiva pois permitiu entender a atuação dos profissionais, conhecer consensos do trabalho da Enfermagem dentro das competências da categoria e debater as fragilidades causadas depois das mudanças implantadas pela nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) em 2017.  Foram modificados modelos de processos de trabalho que significaram retrocesso, pois flexibilizou demais deixando as decisões a cargo de cada gestor.

No segundo dia da reunião, os participantes foram conhecer a unidade básica de saúde (UBS) do bairro Novo Continente, o que permitiu atestar a implantação dos Protocolos de Enfermagem, iniciativa do Coren/SC em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e que vem sendo multiplicada em várias cidades do Estado.