Depoimentos emocionaram e mostraram os bastidores da vida das profissionais de Enfermagem

Helga

Uma noite de bate papo, emoção e demonstração da força feminina. O talk show “Mulheres que cuidam de mulheres” promovido pelo Coren/SC na quinta-feira, 21 de março, foi realizado no auditório do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) e colocou no mesmo palco três profissionais de Enfermagem bem diferentes em suas atuações mas iguais no propósito de exercer com competência o que escolheram fazer na vida. Com a mediação da jornalista Laine Valgas, as três contaram um pouco da rotina, falaram de desafios e desabafaram seus medos e sonhos para uma plateia atenta e emocionada pois sentiram ali a própria realidade. A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, fez a abertura destacando a importância de um evento como este para celebrar o mês em que comemora-se o Dia Internacional da Mulher, afinal 87% da categoria é feminina.

Daniela

Rafaela e Laine

A enfermeira Daniela Salomé de Andrade, a enfermeira e técnica de Enfermagem Rafaela Serpa e a técnica de Enfermagem Janaina Piantino fizeram uma breve apresentação da trajetória profissional e falaram da família. Em seguida, a jornalista Laine Valgas conduziu com perguntas e considerações que fizeram as três abrirem o coração. Elas disseram como é o dia a dia, as dificuldades do cuidado e dos plantões que afastam da rotina familiar, mas ressaltaram o amor que sentem pela profissão. “A Enfermagem entra na vida de todas as pessoas, seja por acaso ou por conhecer pessoas da área, mas estamos em algum momento da vida de todo mundo”, destacou Rafaela.

Janaina

Janaina falou do seu trabalho na recuperação da auto-estima de outras mulheres ao reconstruir aréolas das mastectomizadas e como isso lhe faz bem. Com o filho de 2 anos e 7 meses no colo, revelou os percalços na criação de uma criança e de como aliar as rotinas doméstica e profissional. “Apesar de algumas dificuldades, sinto-me fortalecida a cada atendimento, a cada sorriso de uma mulher que passou por momentos mais difíceis que o meu”, disse ela.

Ao serem perguntadas pela presidente do Coren/SC onde estariam daqui a 15 anos, foram unânimes em valorizar o tempo mais intenso com a família.  Daniela disse que estaria realizando um sonho de comprar um veleiro e fazer uma viagem com os filhos e marido. Com um jeito calmo na sua fala, Daniela foi elogiada por uma técnica de Enfermagem que estava no auditório e lembrou dos seus plantões quando trabalhavam juntas numa maternidade. “Este reconhecimento das colegas é o que nos motiva, pois nas pequenas ações podemos ter grandes feitos para quem está perto de nós”, afirmou.

Ao final, numa interação com a plateia, Laine Valgas perguntou se valeu a pena ter participado no evento. As respostas foram variadas mas sempre com elogios ao conteúdo e em agradecimento pela oportunidade de poder ouvir os depoimentos. A contadora Camila Propp, que estava representando o CRCSC, disse que tem muita confiança no trabalho da Enfermagem, com quem convive bastante por conta de tratamentos que vem fazendo. Os estudantes da Faculdade Estácio de Santa Catarina gostaram de conhecer um pouco mais sobre o dia a dia das profissionais, assim como participantes de outras profissões que acompanharam o evento. “O compartilhamento reforça que todos temos desafios mas podemos nos fortalecer vendo o outro, sem nos fazermos de vítimas, ao contrário, nos cuidando para poder cuidar de quem precisa ou está a nossa volta”, concluiu a jornalista.