Coren/SC recebe certificação do Movimento pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Santa Catarina

28 de março foi dia de falar sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Santa Catarina. Pela manhã, a coordenação estadual realizou uma capacitação com os comitês estaduais e à tarde foi realizada a Assembleia Geral 2019 no auditório da Univali – Campus Kobrasol. O Coren/SC é signatário do movimento e é representado pela conselheira tesoureira, Alessandra Junkes Coutinho, que acompanhou a reunião acompanhada  da integrante do Programa Coren Sustentável, Graziela Salete de Souza.

Na pauta do dia foram apresentadas algumas novidades como a retirada do nome “Nós Podemos”, mantendo apenas “Movimento Nacional ODS”, decisão tomada pela Coordenação Nacional do Movimento. O assunto já havia sendo discutido desde 2018, quando diversas pessoas passaram a confundir o Movimento com o partido político Podemos. Para evitar qualquer tipo de dúvida, e reforçar que o Movimento é apartidário, plural e ecumênico, a nova marca foi criada e apresentada durante a Assembleia. O site do Movimento Nacional também será alterado, mudando seu endereço eletrônico para movimentoods.org.br. Já o site do Movimento Estadual mudará em breve para sc.movimentoods.org.br.

 

Outras alterações no Estatuto foram votadas durante a Assembleia Geral.

Na sequência, foi apresentado a prestação de contas do Movimento, e os atuais apoiadores oficiais. São eles:

  • Enercan Campos Novos Energia SA – ODS 4 – Educação de Qualidade Para Todos;
  • Involves – ODS 5 – Igualdade de Gênero
  • Engie – ODS 7 – Energia Limpa e Acessível
  • Sicoob  – ODS 8 –  Trabalho descente e crescimento Econômico
  • BRDE – ODS 12 – Consumo e produção responsáveis
  • Portonave – ODS 14 – Vida na Água.

Ampliar, Fortalecer e Unir

A seguir, foram apresentadas as principais ações do Movimento em 2018, que visaram Ampliar, Fortalecer e Unir a causa dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável no Estado de Santa Catarina. No sentido de ampliar, foram realizadas articulações estratégicas e a participação em eventos estratégicos, destacou-se um aumento de 68% do número de signatários de dezembro de 2017 a dezembro de 2018. Um total de 130 novos signatários. Atualmente, são 341 signatários, sendo 218 pessoa jurídica e 123 pessoa física. Hoje existem 7 comitês locais, atuando em 35 municípios. Para Fortalecer, os destaques foram as visitas técnicas aos comitês, planejamento em conjunto, grupos de estudos como o ODS Think Tank, alinhamento de comunicação e produção de conhecimento, por meio do manual de funcionamento dos comitês. Para Unir, as principais ações foram Assembleia Geral com maior participação dos signatários, Estratégias de ação com os Signatários como as  Reuniões ampliadas – (ODS 30 em ponto – ODS na Prática), Oficina Prêmio ODS Brasil para signatários, Lançamento Prêmio ODS Brasil e maior aproximação com Movimento Nacional e Estaduais.

Ações em 2019  

Neste ano, as ações continuam no sentido de Ampliar, Fortalecer, Unir e Aparecer. E para conquistar a visibilidade para a causa dos ODS, umas das ações será o Fórum Brasil ODS 2019, que será realizado nos dias 28 e 29 de junho de 2019 em Florianópolis, realizado pelo Movimento Nacional ODS Santa Catarina e pela Editora Expressão, com patrocínio da Portonave, BRDE, Fadel Palestrantes, Habitasul, Jurere Beach Village e Água Mineral Armazém. A identidade visual do evento está sendo assinada pela Fábrica de Comunicação.

 

Dentro da programação do Fórum Brasil ODS 2019 estão previstos diversas palestras, apresentação de cases, além do Prêmio ODS Santa Catarina. O Prêmio irá reconhecer as principais iniciativas que contribuem para o alcance dos ODS, considerando as categorias: Empresarial, Instituição de Ensino, Org. Sociedade Civil, Organização de Classe, Poder Público e Pessoa física. Só irão poder participar os signatários que preencheram o relatório de signatário, que foi prorrogado por mais 15 dias para dar uma ultima chance aos signatários que ainda não cumpriram com este compromisso. Para preencher seu relatório, acesse este link.

Bússola Social

Com a proposta de apoiar na gestão de projetos e dar transparência as ações, do forma automatizada, a Bússola Social será uma nova ferramenta para medir o impacto dos ODS em SC. Nos dias 1 e 2 de abril todos os signatários irão receber um e-mail com uma orientação de como ingressar na iniciativa.

Selo de Signatário

O uso do selo de signatário na assinatura de e-mail, site e redes sociais passou a partir de agora a contar com critério importante como compromisso de signatário.

Certificação

Os signatários que preencheram o relatório de atividades receberam o comprovante do selo de signatário, com pontuação de 1 a 6 estrelas, de acordo com o cumprimento dos seus compromissos.