Conferência Livre vai debater formação e direito à saúde

Em reunião realizada no dia 1 de abril, na sede do Conselho Regional de Farmácia (CRF/SC), os representantes dos conselhos profissionais que integram a Comissão de Saúde da Ascop/SC definiram os detalhes da realização da Conferência Livre marcada para 4 de maio, no auditório do Senac Prainha, em Florianópolis. O evento terá palestras sobre mundo do trabalho, formação e direito à saúde. A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, coordenadora adjunta da Comissão, presidiu a reunião.

Além de debater estes temas e subsidiar os participantes da Conferência Estadual de Saúde que ocorrerá em junho, o objetivo da Conferência Livre será encaminhar propostas de moções e cartas ao Fórum Parlamentar Catarinense sobre Reforma da Previdência, ensino a distância, entre outros assuntos que tramitam em forma de projetos de lei no Congresso Nacional.

Com a presença dos assessores de comunicação de alguns conselhos na reunião, ficaram definidas ações de divulgação do evento e também de outras iniciativas que a Comissão de Saúde da Ascop/SC vem deliberando, como a comemoração do Dia Mundial de Saúde, em 7 de abril, quando haverá difusão de mensagens sobre o direito à saúde por todos os conselhos.

Também foi debatida a mobilização para que os profissionais participem das conferências municipais de saúde que estão ocorrendo em todo o Estado. Outra decisão da reunião foi a impressão do folder com informações sobre o Sistema Único de Saúde, importância da seguridade social e o papel dos conselhos profissionais na garantia dos direitos ao cidadão. O folder será distribuído pelos representantes dos conselhos nas conferências municipais de saúde.