Santa Catarina tem delegação presente na 10ª edição do Seminário Administrativo do Sistema Cofen/Conselhos Regionais (Semad)

Teve início na tarde de terça-feira (9/4), a 10ª edição do Seminário Administrativo do Sistema Cofen/Conselhos Regionais (Semad), evento que reúne gestores, conselheiros, assessores e empregados públicos dos Conselhos de Enfermagem. O Seminário, que ocorre de 09 a 12 de abril, em Gramado/RS, tem como objetivo o alinhamento e aperfeiçoamento da governança, dos procedimentos administrativos e de melhorias no controle dos atos de gestão. Do Coren/SC participam a presidente Helga Regina Bresciani, a conselheira tesoureira Alessandra Junkes Coutinho e a conselheira Missia Mesquita Páscoa, além dos assessores Antônio Silva, da área jurídica, Marlete Barbosa, executiva e de projetos, Kátia Passos, da Gestão de Pessoas, o controlador Nélio Silva, a chefe de Gabinete Arlene Pagani e o chefe do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), Michel Kannenberg.

Ao saudar os participantes, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Daniel Menezes, falou da alegria de sediar evento de tão grande relevância para o Sistema. “Agradecemos ao plenário do Cofen por ter escolhido nosso Estado para realizar essa atividade. É muito importante a presença das entidades representativas da enfermagem unidas ao Coren-RS. Todos nós trabalhamos para um bem comum, a valorização da Enfermagem e enfrentamento das dificuldades do campo da saúde”.

O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, destacou a importância do Semad para a organização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais. “Nosso principal objetivo sempre foi estabelecer uma estrutura organizacional compatível com uma organização pública, por isso, buscamos capacitar melhor o sistema e os nossos empregados”.

Manoel ressaltou ainda a necessidade de melhorias no atendimento direto ao profissional de enfermagem. “Precisamos melhorar o atendimento aos nossos inscritos, atendendo com agilidade, presteza e eficiência. Cumprir com eficiência e efetividade as nossas atividades finalísticas que é fiscalizar, disciplinar, registrar e regular o exercício profissional da enfermagem”, finalizou.

A palestra sobre a nova lei de terceirização, proferida pelo auditor federal do Tribunal de Contas da União (TCU), Sérgio Mendes, foi o eixo principal de debates do dia. Durante o evento também será discutida a segurança jurídica proporcionada pelas alterações no novo arcabouço legal. Além disso, serão debatidos o poder normativo dos Conselhos de Fiscalização Profissional, os impactos da Instrução Normativa nº. 05/2017 do Ministério do Planejamento, os fluxos financeiros e dívida ativa, as recomendações sobre o E-social, a Tomada de Contas Especial e o programa de Compliance no Sistema Cofen/Conselhos Regionais.

Realizado pelo Cofen com apoio do Coren/RS, o encontro dará a oportunidade aos participantes para conhecerem as novas normas que regem a administração pública e os procedimentos do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, com espaço para questionamentos e sugestões para aprimorar e modernizar a gestão dos Conselhos. Também participaram da mesa de abertura a vice-presidente e o primeiro secretário do Cofen, Nádia Mattos e Lauro Morais, a presidente da ABEn-RS, Íride Caberlon e o presidente da Federação dos Empregados em estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul, Milton Kempfer.

No segundo dia, a presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, presidiu a mesa que debateu “Impactos da Instrução Normativa 05/2017 – Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão nas Licitações e Contratos Públicos: Parte 1 – Planejamento da Contratação e Gestão de Riscos”, cujo palestrante foi o Procurador do Estado do Paraná, Dr. José Anacleto Abduch.