Profissionais da Grande Florianópolis recebem capacitação dos Protocolos de Enfermagem

Os profissionais de Enfermagem que atuam na Atenção Primária nas cidades da Grande Florianópolis receberam capacitação na segunda-feira, dia 15 de abril, na sede do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), em Florianópolis. A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, coordenou as atividades pela manhã, destacando a importância do uso dos Protocolos de Enfermagem na melhoria da qualidade da assistência e na resolutividade dos casos atendidos nas Unidades Básicas de Saúde. Os Protocolos são vários documentos reunidos para definir padrões de atendimento aos usuários e foram organizados numa parceria do Coren/SC, por meio da conselheira Elizimara Ferreira Siqueira, com a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, através da equipe da Atenção Primária. 

“Assinamos termos de adesão aos Protocolos com cerca de 70 municípios e temos outros 108 aguardando capacitação. Já somamos mais de 400 profissionais de Enfermagem participantes de eventos como este. Estamos atuando para qualificar os enfermeiros a darem respostas rápidas ao usuário dos serviços de saúde, gerando aumento do acesso à saúde pela população”, disse a presidente do Coren/SC. Durante a tarde, as enfermeiras da Prefeitura Municipal de Florianópolis conduziram os trabalhos realizando dinâmicas com exemplos de caso.

 

Na capacitação estão sendo detalhados os procedimentos para uso dos Protocolos de Enfermagem, que definem os procedimentos da Enfermagem em quatro áreas mais demandadas na Atenção Primária: Saúde da Mulher – Acolhimento às demandas da mulher nos diferentes ciclos de vida; Infecções sexualmente transmissíveis e outras doenças transmissíveis de interesse saúde coletiva: Dengue/Tuberculose; Atenção à demanda espontânea de cuidados no adulto; e Diabetes e Hipertensão e outros fatores associados a doenças cardiovasculares. Em termos operacionais, os profissionais podem imprimir os protocolos, mas o Coren/SC já colocou esses documentos em formato de e-Book (livro virtual), pois são atualizados permanentemente.