Profissionais da Grande Florianópolis recebem segunda etapa da capacitação para uso dos Protocolos de Enfermagem na Atenção Primária

Dois dias de oficinas sobre Protocolos de Enfermagem finalizaram a segunda etapa de capacitação dos profissionais de Enfermagem que atuam na Atenção Primária nas cidades da Grande Florianópolis. As atividades foram realizadas nos dias 29 e 30 de abril, no auditório do Instituto Estadual de Educação (IEE), na Capital, sob a coordenação da conselheira do Coren/SC, Elizimara Ferreira Siqueira, coordenadora de Enfermagem da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Os Protocolos são vários documentos reunidos para definir padrões de atendimento aos usuários e o uso deles resulta na melhoria da qualidade da assistência e na resolutividade dos casos atendidos nas Unidades Básicas de Saúde. Participaram desta capacitação os profissionais dos municípios de Palhoça, Angelina, Biguaçu, Governador Celso Ramos e Tijucas, além de alguns enfermeiros de Presidente Getúlio que não haviam terminado a capacitação quando realizada na região.

No primeiro dia, os enfermeiros Vinicius Paim Brasil, Ana Carolina e Karina Mendes Garcia repassaram com detalhes as instruções dos Protocolos em diversas áreas, com espaço para esclarecimento de dúvidas e debate entre os presentes. O secretário de Saúde de Palhoça, Rosinei de Souza Horácio, esteve presente para assinar o Termo de Adesão junto com a presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani. “Assinamos termos de adesão aos Protocolos com cerca de 70 municípios e temos outros 108 aguardando capacitação. Já somamos mais de 400 profissionais de Enfermagem participantes de eventos como este”, disse a presidente do Coren/SC, lembrando que esta qualificação permite aos enfermeiros darem respostas rápidas ao usuário dos serviços de saúde. O uso dos Protocolos está sendo difundido no país inteiro pelo Cofen, usando como um dos exemplos a referência do trabalho desenvolvido em Santa Catarina, que vem gerando aumento do acesso à saúde pela população.

No segundo dia foram Ana Cristina Báfica, Ana Maria Gomes e Guilherme Bellaver que ministraram as oficinas e realizaram dinâmicas com exemplos de caso. Na capacitação estão sendo detalhados os procedimentos para uso dos Protocolos de Enfermagem, que definem os procedimentos da Enfermagem em quatro áreas mais demandadas na Atenção Primária: Saúde da Mulher – Acolhimento às demandas da mulher nos diferentes ciclos de vida; Infecções sexualmente transmissíveis e outras doenças transmissíveis de interesse saúde coletiva: Dengue/Tuberculose; Atenção à demanda espontânea de cuidados no adulto; e Diabetes e Hipertensão e outros fatores associados a doenças cardiovasculares. Em termos operacionais, os profissionais podem imprimir os protocolos, mas o Coren/SC já colocou esses documentos em formato de e-Book (livro virtual), pois são atualizados permanentemente.