Chapecó sedia primeiro evento da Semana de Enfermagem 2019

O primeiro dos Encontros Regionais da Semana de Enfermagem 2019 ocorreu na terça-feira, dia 7 de maio, em Chapecó. A abertura foi feita pela presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, que fez uma fala sobre a temática escolhida para este ano: “Enfermagem: uma voz para liderar. Saúde para todos”. O evento foi realizado no auditório da Unochapecó e teve a presença de profissionais de Enfermagem e estudantes. Na mesa estavam ainda a coordenadora do curso de Enfermagem da Unochapecó, Karen Andrigue, a enfermeira Responsável Técnica e coordenadora de estágios Unochapecó, Lisiane da Rosa, e a enfermeira fiscal da subseção de Chapecó, Angela Toqueto.  A conselheira da região, Ediane Bergamin, e a enfermeira fiscal Carolise Basso também participaram das atividades.

A presidente Helga Bresciani destacou a campanha mundial Nursing Now, lançada no Brasil pelo Cofen no dia 25 de abril. “Para termos visibilidade cada um deve fazer sua parte. Precisamos mostrar o que fazemos, registrar e divulgar as boas práticas. A campanha nos oferece estas possibilidades”, disse ela.

O objetivo deste Encontro que ocorrerá em mais seis cidades é promover o diálogo e reflexão sobre os desafios da profissão e ainda debater questões éticas que surgem na prática diária da assistência ou gestão em Enfermagem. Depois da abertura ocorreu um Julgamento Simulado de Processo Ético, onde foram apresentadas todas as fases de um processo ético, desde a admissibilidade, passando pela instrução e finalizando com o julgamento em si.

Durante a tarde os participantes dividiram-se em dois grupos para acompanharem as oficinas. A Oficina 1 foi sobre “Segurança do Paciente Sem Romantismos”, ministrado pela Enfermeira Bruna Nadaletti que mostrou desafios e exemplos de soluções para os casos de erros mais comuns na assistência à saúde, assim como boas práticas para garantir a qualidade do atendimento.
A Oficina 2 foi sobre “Dilemas Éticos no Cotidiano dos Serviços de Saúde” com a Enfermeira Maria do Carmo Vicensi, coordenadora da Comissão de Ética do Coren/SC e a integrante da Comissão, Enfermeira Michele de Souza Andrade. As duas trabalharam o tema com atividades dinâmicas e debates entre os presentes.

Nos próximos dias 13 e 14 de maio os eventos serão realizados em Criciúma e Lages, respectivamente. Veja todos os locais da Semana de Enfermagem 2019, inscreva-se e participe.