Câmara de Vereadores de São José fez homenagem à Enfermagem com palestra da presidente do Coren/SC

A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, foi a palestrante da tarde de 9 de maio na Câmara de Vereadores de São José num evento dedicado à Enfermagem. A proposição foi da vereadora Sandra Martins que ressaltou a importância da categoria no atendimento de saúde à população. Estiveram presentes enfermeiras(os) da Secretaria de Estado da Saúde, do Hospital Regional de São José e da Secretaria Municipal de Saúde, além de professoras e estudantes da Faculdade Estácio. Na abertura, a vereadora afirmou ser a favor das lutas da Enfermagem: “defendo a jornada de 30 horas semanais, a aposentadoria especial e a implantação do programa saúde do trabalhador nas instituições”.

Ao abordar o tema da Semana de Enfermagem 2019 do Sistema Cofen/Corens – “Enfermagem: Uma voz para liderar. Saúde para Todos” – a presidente destacou as relações do trabalho em saúde, a intervenção das tecnologias e a visibilidade dos processos realizados dentro das equipes.

“Não existe saúde sem a força de trabalho da Enfermagem e apesar dos avanços fundamentais, nenhuma tecnologia vai substituir o toque no cuidado, a relação com o paciente e seus familiares”, disse Helga Bresciani.

Ela mostrou um pouco da campanha Nursing Now lançada no Brasil no dia 24 de abril e que tem como objetivo valorizar os profissionais da Enfermagem. São ações mundiais que mostram as boas práticas, o exercício da profissão e também pressiona gestores sobre os desafios da área, como déficit de profissionais nas instituições e processos ainda não padronizados. Antes de encerrar sua fala, a presidente mostrou o vídeo do Cofen “Heróis do Cuidado”.

A palavra foi aberta ao público, que interagiu falando da profissão. A enfermeira Fabrícia Martins, diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de São José, fez uma fala ressaltando a gratificação de ter escolhido a profissão e como a atuação permite satisfação pessoal apesar dos desafios diários. A enfermeira Soninha Silva agradeceu a vereadora pela homenagem, lembrou da sua trajetória e conquistas, abordando um pouco do seu trabalho de valorização do aleitamento materno. Por fim, as participantes confraternizaram com um café servido na própria Câmara.