Coren/SC prestigia abertura da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem da ABEn/SC

A noite de segunda-feira (13/5) foi especial para profissionais e estudantes de Enfermagem que estiveram no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A solenidade de Abertura da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem da ABEn/SC reuniu lideranças da Enfermagem, gestores da saúde e representantes de entidades, universidades e cursos técnicos de Enfermagem. Na mesa de honra estavam a presidente da ABEN/SC, Dra. Mágada Tessmann, a representante do Coren/SC, conselheira Evangelia Kotzias Atherino dos Santos, a representante do Secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina, Dra. Carmem Delziovo,  o Secretário Municipal de Saúde de Florianópolis, Dr. Carlos Justo da Silva, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC, Dra. Jussara Gue Martini, a representante dos Estudantes, Franciele de Melo Silva e a representante das escolas técnicas, coordenadora do SENAC/SC, Ana Cassal. Na plateia estavam as conselheiras do Coren/SC Daniella Farinella Jora e Míssia Mesquita Páscoa.

Ao fazerem uso da palavra, todos destacaram o protagonismo e a importância da Enfermagem. A presidente da ABEn/SC resgatou em breves linhas a história da Semana Brasileira da de Enfermagem no Brasil, ressaltando seus 80 anos de criação e enfatizou o tema central desta Semana de 2019, que é “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade”. Na sequência a estudante Franciele fez uma rápida fala defendendo as lutas da Enfermagem. O secretário municipal e a representante da Secretaria de Estado também ressaltaram que a Enfermagem é essencial no atendimento à saúde.

A representante do COREN/SC, deu ênfase ao tema adotado pelo Sistema Cofen/Corens: “Enfermagem: uma voz para liderar a saúde para todos”, mostrando o movimento pela valorização da Enfermagem, destacando que o tema segue a proposta da campanha Nursing Now, iniciativa da Organização Mundial da Saúde e do Conselho Internacional de Enfermeiros que visa estimular os profissionais a assumirem o papel central no enfrentamento dos desafios da saúde do século XXI. Destacou também que a campanha foi lançada no Reino Unido e em mais de 60 países, sendo que no Brasil foi lançada mês passado, em abril de 2019. Destacou ainda que entre as principais metas definidas para o Programa no Brasil, estão: o investimento no fortalecimento da educação e no desenvolvimento dos profissionais de enfermagem com foco na liderança; a busca pela melhoria das condições de trabalho dos profissionais de Enfermagem; a disseminação de práticas de enfermagem efetivas e inovadoras com base em evidências científicas, em âmbito nacional e regional.

Após a solenidade de abertura, a professora doutora Jussara Gue Martini, proferiu conferência sobre o tema central da Semana Brasileira de Enfermagem da ABEn, ressaltando o conceito de equidade e como a Enfermagem está inserida neste desafio diário de tratar os desiguais de maneiras diferentes e assim não igualar o atendimento de maneira padronizada.

Ao final do evento, os participantes puderam confraternizar com um coquetel servido no hall do auditório.