Semana da Enfermagem: Profissionais e estudantes debatem ética e segurança em Criciúma

Nesta segunda-feira, 13 de maio, o Coren/SC promoveu o segundo Encontro da Semana de Enfermagem 2019 e desta vez foi em Criciúma, no campus da Unesc. O tema “Enfermagem: uma voz para liderar. Saúde para todos” foi o foco do evento, que teve a participação de profissionais e estudantes de Enfermagem da região Sul do Estado.

Na abertura, a presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, destacou que os eventos tem como objetivo a qualificação, a difusão de novas informações e ainda a integração da categoria para desenvolver e valorizar a profissão. “A campanha Nursing Now lançada no Brasil em abril também pretende ampliar esta visibilidade e mostrar o que cada um faz, valorizando assim a Enfermagem”, disse.  Fizeram uso da palavra a coordenadora do curso de Enfermagem da Unesc, conselheira do Coren/SC, Ioná Vieira Bez Birolo,  e a enfermeira fiscal da subseção de Criciúma, Edna Camilo de Souza.  A enfermeira fiscal Daiane Freitas também participou das atividades.

O objetivo deste Encontro que ocorreu em Chapecó no dia 7 e ocorrerá em mais cinco cidades é promover o diálogo e reflexão sobre os desafios da profissão e ainda debater questões éticas que surgem na prática diária da assistência ou gestão em Enfermagem.

Depois da abertura ocorreu um Julgamento Simulado de Processo Ético, onde foram apresentadas todas as fases de um processo ético, desde a admissibilidade, passando pela instrução e finalizando com o julgamento em si. Os estudantes e profissionais da plateia participaram da simulação e assim todos puderam tirar dúvidas e entender como funciona.

Durante a tarde os participantes dividiram-se em dois grupos para acompanharem as oficinas. A Oficina 1 foi sobre “Segurança do Paciente Sem Romantismos”, ministrado pela presidente Helga Bresciani, que abordou os desafios e exemplos de soluções para os casos de erros mais comuns na assistência à saúde, assim como boas práticas para garantir a qualidade do atendimento.

A Oficina 2 foi sobre “Dilemas Éticos no Cotidiano dos Serviços de Saúde” com a Enfermeira Maria do Carmo Vicensi, coordenadora da Comissão de Ética do Coren/SC. Os temas foram repassados com atividades dinâmicas e debates entre os presentes.