Cofen e Coren/SC promoveram quarto encontro da Semana de Enfermagem 2019 em Caçador

Os dilemas éticos e a segurança do paciente foram os principais temas do quarto encontro da Semana de Enfermagem 2019 realizado em Caçador pelo Cofen e Coren/SC. Com o tema “Enfermagem: uma voz para liderar. Saúde para todos”, o evento ocorreu no auditório da Uniarp na terça-feira, dia 21 de maio.  A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, fez a abertura junto com a conselheira do Coren/SC na região, Dayane Borille, da coordenadora do curso de Enfermagem da Uniarp, Rosemeri Oliveira e das enfermeiras fiscais da subseção de Caçador, Laryssa Inouê e Ignês Balatka Weber, além da integrante da Comissão de Ética do Coren/SC, Michele Souza Andrade, e a enfermeira fiscal de Lages, Giana Poetini.

“Nosso desafio é mobilizar cada vez mais profissionais em prol da valorização da área. Precisamos nos mostrar, difundir o que fazemos no dia a dia das instituições de saúde e de ensino e nos tornarmos protagonistas nas equipes de saúde, pois somos a maior força de trabalho no setor”, ressaltou a presidente Helga Bresciani. Com o objetivo de qualificar e oferecer novas informações da profissão, estes encontros ocorrem anualmente e contemplam todas as regiões do Estado.

Ao reiterar esta necessidade de dar visibilidade aos processos de Enfermagem e abordar os processos do trabalho em saúde,  a presidente do Coren/SC citou também a campanha Nursing Now, lançada no Brasil em abril pelo Cofen em conjunto com representantes dos promotores – OMS e OPAS. Os participantes do evento apoiaram a campanha e bateram foto com a demonstração deste apoio.

Ainda na parte da manhã ocorreu um Julgamento Simulado de Processo Ético com participação de profissionais e estudantes que estavam na plateia, junto com as enfermeiras fiscais e conselheiras. Foram apresentadas todas as fases de um processo ético, desde a admissibilidade, passando pela instrução e finalizando com o julgamento em si, tomando como exemplo casos reais mas de outros estados. Durante a demonstração, todos puderam tirar dúvidas e entender como funciona.

Durante a tarde os participantes dividiram-se em dois grupos para acompanharem as oficinas. A Oficina 1 foi sobre “Segurança do Paciente Sem Romantismos”, ministrada pela presidente Helga Bresciani, que fez uma dinâmica com exemplos de notificação e de erros de medicação.

A Oficina 2 foi sobre “Dilemas Éticos no Cotidiano dos Serviços de Saúde” com a enfermeira fiscal Giana Poetini e a enfermeira da Atenção Primária em Joinville, Michele Souza Andrade, integrantes da Comissão de Ética do Coren/SC. Elas trabalharam com casos práticos e mostraram as possibilidades de encaminhamento de acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.