Capital sedia o quinto Encontro da Semana de Enfermagem 2019 do Coren/SC com apoio do Cofen

Aprendizado e troca de experiências foi o resumo desta quinta-feira, 23 de maio, quando ocorreu o quinto Encontro da Semana de Enfermagem 2019 realizado em Florianópolis pelo Coren/SC com apoio do Cofen. O evento ocorreu no auditório do Senac, na Prainha, e reuniu cerca de 150 participantes. Na abertura, a presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, ressaltou o papel fundamental de cada um na valorização da categoria. A conselheira secretária Daniella Farinella Jora, representando também o Senac, e a assessora da área de Atendimento ao Profissional Karla Barzan fizeram uso da palavra, destacando a importância da educação permanente.

As conselheiras Alessandra Coutinho, Míssia Mesquita Páscoa, Laís Concellos, Daniela Maçaneiro e o conselheiro Vilmar Wanderert participaram das atividades, assim como a chefe da Fiscalização, Lívia Martins Fortunato e os enfermeiros fiscais Jennifer Adriane Nesso, Manoel Rogério dos Santos Junior e Mariana Zabotti da Silva.

Pela manhã, a presidente do Coren/SC fez a conferência com o tema da Semana: “Enfermagem: uma voz para liderar. Saúde para todos”. Ela mostrou os processos de trabalho em saúde, alertou sobre o uso de novas tecnologias mas aliado à manutenção da essência do cuidado e trouxe números da presença de profissionais de Enfermagem em Santa Catarina e no Brasil. “O déficit ainda é um grande desafio, pois somos nós que ficamos 24 horas por dia com os pacientes e representamos 50% dos profissionais na formação das equipes de saúde”, disse, complementando: “Esta falta de profissionais ocorre em todo o mundo e foi o que motivou a criação da campanha Nursing Now, na Inglaterra, e hoje presente em mais de 60 países incluindo o Brasil. A campanha quer dar visibilidade às práticas na assistência e assim difundir o valor da Enfermagem”.

Ainda na parte da manhã ocorreu um Julgamento Simulado de Processo Ético com participação de pessoas da plateia e conselheiros, que encenaram os papéis de denunciados e advogados. Foram apresentadas todas as fases de um processo ético, desde a admissibilidade, passando pela instrução e finalizando com o julgamento em si. Durante a demonstração, todos puderam tirar dúvidas e entender como funciona todos os procedimentos, que somando os prazos de recursos, oitivas e pareceres pode chegar a 280 dias até ser finalizado.

Durante a tarde os participantes dividiram-se em dois grupos para acompanharem as oficinas. A Oficina 1 foi sobre “Segurança do Paciente Sem Romantismos”, ministrada pelas conselheiras Daniela Farinella Jora e Laís Concellos, que realizaram uma dinâmica com os presentes para identificar os desafios e exemplos de soluções para os casos de erros mais comuns na assistência à saúde, assim como boas práticas para garantir a qualidade do atendimento.

A Oficina 2 foi sobre “Dilemas Éticos no Cotidiano dos Serviços de Saúde” com as enfermeiras Maria do Carmo Vicensi e Elizandra Faria Andrade, integrantes da Comissão de Ética do Coren/SC. Os temas foram repassados com discussão de casos e debates entre os presentes.