Enfermeiro Fiscal fez palestra para profissionais de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau

Na terça-feira (21/05) o enfermeiro fiscal da subseção de Blumenau do Coren/SC, Daniel Ghizoni, esteve junto aos profissionais de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau para ministrar uma palestra.

Daniel falou sobre Responsabilidade Civil da Enfermagem, focando no exercício profissional da Enfermagem e suas implicações legais, com ênfase na responsabilidade civil por danos causados a terceiros durante o desempenho das funções de Enfermagem em instituições de saúde e assemelhados. Neste aspecto, foram ressaltados os conceitos de responsabilidade civil objetiva e responsabilidade civil subjetiva, além dos dispositivos da ação regressiva.

Por fim, foram realizados estudos de caso baseados em processos julgados oriundos dos Tribunais de Justiça de Santa Catarina e do Paraná, e também do Superior Tribunal de Justiça.

Segundo o enfermeiro fiscal, foi um momento muito rico de troca de informações e instrumentalização dos profissionais acerca de princípios éticos e legais que permeiam o exercício profissional onde estiveram 20 profissionais, entre enfermeiros e técnicos em Enfermagem.

Fonte: ASCOM – Coren/SC