Assembleia da Ascop/SC define criação de Comissões Temáticas

Na quinta-feira, 23 de maio, a diretoria da Ascop/SC e representantes dos conselhos profissionais associados participaram da Assembleia Geral Ordinária realizada em Florianópolis. O presidente da Associação, Ari Geraldo Neumann (CREA-SC), coordenou a reunião junto com o vice-presidente Marcello Seemann (CRCSC). A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, integra a diretoria como secretária da Ascop/SC. Na pauta destaca-se a criação de comissões temáticas com participação de profissionais indicados pelos conselhos. A ideia é ter comissões na área de Fiscalização e Ética, Licitações e Contratos, Educação à Distância, Planejamento e Gestão Estratégica, Governança e Transparência e Jurídica.

Hoje a Ascop possui a Comissão de Saúde que há mais de um ano vem se reunindo mensalmente e realizando ações conjuntas, como audiências com autoridades, conferências e encontros. Um resumo das atividades realizadas este ano foi apresentado na Assembleia pela coordenadora da Comissão, Karen Denez, presidente do CRF/SC. Ela falou da Conferência Livre realizada dia 4 de maio sobre as relações de trabalho e formação na área da saúde e também da participação dos profissionais nas conferências municipais de saúde em todo o Estado.

Além das comissões,  a Associação promoveu a criação de grupos dos assessores jurídicos e assessores de comunicação que se reúnem e trocam informações.

Na Assembleia foi apresentada a repercussão dos  Ofícios Circulares Nº 001/2019 e 002/2019 remetidos aos Deputados Federais e Senadores de Santa Catarina sobre a preocupação em relação aos projetos que preveem o fim de pagamento de anuidades dos conselhos profissionais. Os presidentes de conselhos se comprometeram em conversar com os integrantes da bancada federal catarinense reforçando este assunto e defendendo o papel dos conselhos.

Foram debatidos ainda assuntos como os valores de tarifas e taxas praticadas pelos bancos e as propostas para realização de cursos promovidos pela Ascop. Ficou encaminhado que as comissões formadas poderão indicar as demandas dessas capacitações para os empregados dos conselhos.