Cofen e Corens mobilizados pela emenda à Reforma da Previdência

Com o objetivo de buscar apoio para a inclusão dos profissionais de Enfermagem no regime especial da previdência, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) se reuniram com o relator da Reforma da Previdência, Samuel Moreira (PSDB-SP), na manhã de terça-feira (4), na Câmara dos Deputados.

O deputado Fred Costa (Patriota/MG), um dos autores da emenda, também participou da reunião e explicou ao relator os efeitos que a reforma, se aprovada, ocasionará aos profissionais de Enfermagem. “A Emenda 17/2019 é para que os enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem possuam uma aposentadoria especial, com regras diferenciadas, dentre elas, o salário integral e, pelo menos, 25 anos de contribuição atuando na área”, destacou.

O conselheiro federal Antônio Marcos, representante do Cofen, destacou as peculiaridades do trabalho da Enfermagem e chama a atenção do parlamentar para a importância de a categoria ser incluída na PEC 06/2019. “Cuidamos de pessoas 24 horas do nosso dia. Estamos expostos a agentes químicos, físicos e biológicos. Somos alvos de adoecimento mental como depressão e o suicídio. Precisamos ter um olhar diferenciado para a Enfermagem. Precisamos oferecer uma assistência segura, livre de danos, imperícia e imprudência”, ponderou o conselheiro.

A presidente do Coren-SP, Renata Pietro, também chamou a atenção do relator para os inúmeros problemas que a Enfermagem enfrenta. “Os profissionais de Enfermagem trabalham sob pressão e possuem jornadas múltiplas”, enfatizou.

O encontro é uma tentativa de chamar a atenção do parlamentar para a aprovação da Aposentadoria Especial para os profissionais de Enfermagem. A Emenda 17/2019, protocolada no último dia 21 de maio, garante regra de aposentadoria especial aos profissionais de Enfermagem na reforma da previdência e será votada pela Comissão Especial, na Câmara dos Deputados.

A proposta da Emenda Modificativa à PEC 6 é de autoria dos deputados:  Fred Costa (Patriota/MG), Orlando Silva (PCdoB/SP), Soraya Santos (PR/RJ), Carmem Zanotto (Cidadania/SC), Léo Moraes (Podemos/RO), Célio Studart (PV/CE) e Dr. Frederico (Patriota/MG). O conselheiro federal Antônio Marcos também acompanhou o protocolo.

Conheça aqui os integrantes da Comissão Especial destinada a proferir parecer à Proposta de Emenda à Constituição nº 6-A, de 2019, do Poder Executivo, que “modifica o sistema de previdência social”.

Fonte: Ascom – Cofen