Encontro reúne pesquisadores do maior Programa de Mestrado em Enfermagem

Com participação de alunos e docentes do maior programa de fomento ao mestrado profissional no Brasil, firmado entre Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), acontece nesta terça e quarta-feira (25 e 26) o I Encontro Nacional dos Pesquisadores dos Mestrados Profissionais de Enfermagem, na sede da Capes, em Brasília. O segundo edital do programa, previsto para o próximo semestre desse ano, deverá abrir 180 vagas.

Pensado desde 2009 e consolidado em 2016, o Profen – Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem Capes-Cofen atualmente é um marco para o Cofen. O presidente Manoel Neri agradeceu à Capes pelo trabalho desenvolvido em parceria com o Cofen e com novos programas que serão criados, principalmente no Norte do país. “No que depender do Cofen esse programa terá vida longa, pois tem gerado bons frutos”, afirma Neri.

O coordenador da Comissão de Pós-Graduação do Cofen, Joel Mancia, apresentou os temas trabalhados, o impacto na prática, os desafios do programa e sugestões para a melhoria do mestrado profissional. “A capacitação, o empoderamento e a autonomia profissional são avanços já conquistados”, apontou.

A professora Karla Rolim, da Universidade de Fortaleza, palestrou sobre a internacionalização do mestrado profissional na terça-feira (25)

Em seu discurso, Joel agradeceu o trabalho dos demais membros da Comissão e destacou a importância do encontro para os alunos do Mestrado profissional do Cofen. “Esse é um projeto que busca melhorar o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Isso também acarreta um aperfeiçoamento na formação profissional dos enfermeiros”. Sobre o segundo edital do mestrado profissional, Mancia destacou que a linha de gestão na Enfermagem será ampliada.

O convênio Capes/Cofen busca a formação e titulação de enfermeiros mestres que trabalham na sistematização da assistência de Enfermagem (SAE), enfatiza David Lopes, professor da Universidade Federal do Amazonas e membro da Comissão de Pós-graduação Stricto Sensu do Cofen. “O seminário vem consolidar uma parceria do Conselho Federal com a Capes para podermos alavancar um projeto da atual gestão, que pensou em trazer qualidade na assistência da Enfermagem, principalmente no âmbito de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou.

Aberto para apresentação dos produtos de alunos participantes do programa, a enfermeira Jéssica Eugenio, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), abordou a “Implantação e avaliação de um subconjunto terminológico da CIPE para a saúde mental”. A aluna falou também sobre a representatividade do profissional de Enfermagem dentro das equipes profissionais, destacando a importância do posicionamento do enfermeiro diante dos problemas rotineiros.

“Quando trabalhamos com saúde mental o paciente está inteiramente ligado ao processo. Por isso, é relevante apresentar à equipe multiprofissional o papel da Enfermagem”, ponderou Jéssica.

O integrante da Comissão de Pós-Graduação do Cofen, Leocarlos Cartaxo, aponta que essas atividades são uma amostra do que os programas estão produzindo. “Encontros como este nos ajuda a tirar dúvidas e destaca também o amadurecimento dos alunos. Mostra o cuidado e a organização da gestão envolvida. Queremos que esse projeto continue e sabemos que estamos no caminho certo”,

A presidente em exercício da Capes e diretora de Avaliação da Coordenação, Sônia Báo, aproveitou a oportunidade para falar sobre a situação dos mestrados profissionais de Enfermagem no atual contexto da pós-graduação nacional. Estiveram presentes, ainda, Zena Martins, diretora de Programas e Bolsas no País, e Cristina Parada, coordenadora da área de Enfermagem da Capes.

Sobre o Acordo de Cooperação Técnica Cofen/CAPES – Com foco na Sistematização da Assistência e na Implementação do Processo de Enfermagem, a parceria Cofen-Capes vai formar 500 profissionais ao longo de cinco anos. Na avaliação da CAPES a parceria com o Cofen inaugurou “uma nova etapa de relacionamento da Capes com os órgãos de fiscalização profissional”.

O novo edital irá privilegiar, principalmente, as regiões que ainda não têm profissionais com essa titulação de mestres, principalmente nos serviços de saúde. As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste serão privilegiadas para suprir essa lacuna de cerca de dois anos. Assim, pelo menos 40 a 50 novos profissionais titulados atenderão na rede de assistência à saúde.

Fonte: Ascom – Cofen