Dirigentes do ICN, OMS e Nursing Now discutem rumos da campanha no mundo

Representantes nacionais de entidades da Enfermagem se reuniram na tarde desta quinta-feira (27/6), em Singapura, na Ásia, com diretores da campanha global Nursing Now, do Conselho Internacional de Enfermagem (ICN) e representante da Organização Mundial de Saúde (OMS) para debater estratégias e rumos do programa no mundo.

A mesa liderada pela presidente do ICN, Annette Kennedy, expôs a necessidade de fortalecer investimentos para formação e desenvolvimento dos profissionais de Enfermagem, com enfoque em liderança, e de estabelecer estratégias para melhoria das condições de trabalho e para o compartilhamento de práticas exitosas e inovadoras com base em evidências científicas.

A enfermeira Cláudia Laselva, integrante do conselho diretivo da campanha, avalia que o encontro foi um importante momento para compartilhar ações desenvolvidas e reafirmar a importância da campanha Nursing Now, que se firma não apenas como uma campanha pela Enfermagem, mas também como uma campanha pela Saúde. “O desafio é enorme. Nossa missão é que a Enfermagem ocupe posições de liderança na saúde, atuando de maneira proativa nas tomadas de decisões importantes em políticas de saúde”, destacou.

Para Laselva, um dos maiores desafios está na formação. “É preciso investir fortemente em formação e em capacitação de jovens líderes enfermeiros para que estejam aptos, no futuro, a ocupar essas posições. O Desafio Nightingale, lançado recentemente pelo Nursing Now, tem o objetivo de contribuir com isso”, afirmou.

A diretora executiva da campanha, Barbara Stiwell, chamou atenção para o fato de 2020 ter sido declarado oficialmente pela OMS o ano da Enfermagem. Stilwell destacou a importância de todos os grupos do Nursing Now informarem a direção global da campanha sobre suas ações. “O compartilhamento é importante fonte de aprendizado entre as organizações participantes”, enfatizou.

A campanha Nursing Now é uma iniciativa da OMS e do ICN que visa melhorar a saúde das populações elevando o perfil e o reconhecimento da Enfermagem em todo o mundo. A campanha teve início em 2018 e encerra em 2020. Atualmente, existem 258 grupos ativos da Nursing Now em mais de 88 países.

No Brasil, a campanha é liderada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e pelo centro colaborador da OPAS/OMS para o desenvolvimento da pesquisa em Enfermagem, vinculado à USP/Ribeirão Preto.

Participaram da sessão o líder da campanha, Lord Nigel Crisp, e os membros Barbara Stilwell, Sheila Tlou, Lisa Bayliss-Pratt, Kathryn Irwin e Lisa Little, a presidente Annete Kennedy e o diretor executivo do ICN Howard Catton, e a representante da OMS, Elizabeth Iro.

A vice-presidente do Cofen, Nádia Ramalho, e os conselheiros Antônio Marcos, Gilney Guerra e Luciano Silva representaram o Cofen na sessão.