Inscrições abertas para o 4º Congresso Catarinense de Aleitamento Materno

Nos dias 10 e 11 de julho de 2019 a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) será mais uma vez sede do 4º Congresso Catarinense de Aleitamento Materno, com o tema “ A Amamentação do Século XXI: Porque Investir? Como investir?” O objetivo do evento é capacitar e atualizar o conhecimento dos profissionais de saúde sobre a o aleitamento materno e a amamentação. 

A amamentação é um dos investimentos mais efetivos e rentáveis que as nações podem realizar em favor da saúde de seus membros mais jovens e da saúde futura de suas economias e sociedade. Melhora a nutrição, previne a mortalidade infantil e diminui o risco de doenças crônicas não transmissíveis e apoia o desenvolvimento cognitivo e a educação, além de ser um instrumento para reduzir as desigualdades e promover o crescimento econômico.

A enfermeira Soninha Silva, da Grande Florianópolis, e o médico pediatra Dr. Cecim El Achkar, fazem parte da organização do Congresso.  Soninha fará palestra sobre a preparação pré-natal da amamentação, tendo em vista que, as orientações e o incentivo para a amamentação durante a assistência pré-natal contribuem de forma positiva para a decisão da mãe pelo início e duração do aleitamento materno. “ Uma assistência pré-natal com início precoce, com alto número de consultas realizadas e permeada de orientações referentes à amamentação traz influências positivas sobre a duração do aleitamento materno, principalmente o aleitamento materno exclusivo” afirma Soninha.

Ela complementa que o mundo ainda não é um ambiente que apoia a amamentação para aquelas que desejam amamentar. A amamentação não é responsabilidade apenas da mulher lactante, mas de toda a sociedade. A indústria de substitutos do leite materno é grande e crescente, e seu marketing enfraquece os esforços para melhorar a amamentação. Em todo o mundo, o investimento em amamentação é muito baixo, sendo que ela é fundamental para a realização de muitos dos objetivos de desenvolvimento sustentável. 

Participação gratuita

As inscrições já estão abertas e são gratuitas!

 

Interessados devem se inscrever pelo link: 

 http://escola.alesc.sc.gov.br/evento/?eid=1457