Enfermeiros auditores participam de quarto encontro do Grupo de Segurança do Paciente

Com a presença de enfermeiras(os) auditores dos hospitais da Grande Florianópolis e de operadoras de planos de saúde, o Coren/SC e a ABEn/SC promoveram mais uma reunião com o grupo que trabalha na área de Segurança do Paciente. Este foi o quarto encontro realizado e o objetivo foi aprofundar mais a detecção de desafios dentro das instituições, tendo como foco o trabalho de auditoria, que atua diretamente com os núcleos de Segurança do Paciente e de Controle de Qualidade. Os eventos sempre tem apoio do Senac/SC e do movimento Hacking Health.

Estiveram presentes representantes do Hospital de Caridade, da Unimed Florianópolis, da Qualirede, da Prefeitura Municipal de São José, além do Senac/SC e as conselheiras do Coren/SC, Alessandra Junkes Coutinho, Daniela Maçaneiro e Laís Concellos.

A conselheira secretária do Coren/SC, Daniella Farinella Jora, coordenou as atividades junto coma diretora da ABEn/SC, Elaine Forte, e Ivan Moraes, coordenador estadual do  Hacking Health. Além da apresentação dos participantes, que já contaram um pouco do dia a dia da atuação, foram realizadas dinâmicas para detalhar quais os processos que ainda esbarram em dificuldades. Foram abordados desde erros de medicação, passando por uso inadequado de materiais, falhas de comunicação e procedimentos que não seguem protocolos da assistência.

Cada tema foi debatido e os participantes trocaram experiências para contribuir com os próximos encaminhamentos do grupo, que incluem eventos multidisciplinares para estimular o desenvolvimento de soluções. Uma das ideias é realizar um Hackathon, que é uma ação colaborativa entre profissionais da saúde  e desenvolvedores, administradores e demais interessados em se juntar para criar, juntos, ferramentas e tecnologias que transformem os desafios em resultados. Geralmente realizado num final de semana onde são desenvolvidos os temas discutidos nos encontros e elaboradas as soluções, sendo selecionadas e premiadas as melhores iniciativas. Os prêmios podem variar desde a aplicação da tecnologia em hospitais até prêmios em dinheiro, dentre outras possibilidades. Para este evento serão necessários mais encontros prévios de preparação.

O próximo encontro será dia 12 de julho, com a presença de gestores e de integrantes da área de Recursos Humanos dos hospitais da Grande Florianópolis. Neste evento, que será realizado no Coren/SC durante todo o dia, a ideia é envolver estes representantes na realização de um encontro multidisciplinar.

PARA SABER MAIS

Hacking Health é um movimento de origem canadense que busca mobilizar o ecossistema de saúde, para juntos discutirem diferentes problemáticas do segmento de saúde e propor, gerar soluções locais, que podem ser desde desenvolvimento de alguma tecnologia da informação até melhorias de processos, entre outros.