Programa Nacional da Qualidade do Cofen oferece Selo de certificação para instituições de saúde

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) possui um Programa Nacional da Qualidade (PNQ) que tem como objetivo reconhecer e difundir as boas práticas na assistência, no ensino e também na gestão, certificando as instituições inscritas com um Selo da Qualidade que atesta esta atuação.

O coordenador da Comissão Nacional de Qualidade, Cláudio Porto, esteve no Coren/SC nos dias 18 e 19 de junho e apresentou mais detalhes de como funciona o PNQ durante a Reunião Plenária com a presença dos conselheiros. Em outra reunião, o coordenador mostrou aos enfermeiros fiscais do Coren/SC a importância de divulgar este Programa. “O Selo garante a qualidade da profissão ao reconhecer quem contribuiu para tornar a assistência de Enfermagem efetivamente voltada para a gestão de risco e segurança do paciente”, disse ele. Sobre a honraria, ele explicou que o objetivo é reconhecer o mérito dos profissionais de Enfermagem em seu exercício com qualidade e estimular o desenvolvimento da adoção de boas práticas assistenciais pela gestão das instituições.

Ele disse ainda que, com o Selo, o Cofen compromete-se ainda mais com a qualidade da profissão ao reconhecer quem contribuiu para uma Enfermagem melhor, mais ética, assistencialista e humanizada.

O PNQ abrange enfermeiros, técnicos e auxiliares, além de enfermeiros docentes que, por meio de ações educativas, promovam excelência no ensino de Enfermagem. Também serão certificados os conselhos regionais, que através da gestão se comprometam com a ética e a responsabilidade social.

Selo da Qualidade – Para conseguir a certificação, as instituições serão avaliadas em seis dimensões: “Ações gerenciais sistêmicas”, “Estrutura organizacional”, “Aspectos operacionais”, “Infraestrutura”, “Gestão de pessoas” e “Responsabilidade social”. O selo de qualidade é uma certificação dos profissionais de Enfermagem e não apenas das instituições.

Saiba como obter a certificação.