Coren/SC participa do Fórum dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 2019

O Movimento Nacional ODS Santa Catarina e a Editora Expressão realizaram o Fórum Brasil ODS 2019 em Florianópolis nos dias 28 e 29 de junho. A conselheira Tesoureira do Coren/SC, Alessandra Junkes Coutinho, e a integrante do Coren Sustentável, auxiliar administrativa Graziela Salete de Souza, participaram do evento. O Coren/SC é signatário do Movimento.

O evento promoveu o debate e o intercâmbio de conhecimento acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Durante dois dias, o Fórum reuniu especialistas em um encontro que reforçou a importância da Agenda 2030 para Santa Catarina, para o Brasil e para o planeta, além de difundir a relevância da aplicação dos ODS no país, apresentando exemplos bem sucedidos da implantação deles nas empresas.

“A Agenda 2030 é um plano de ação assinado por líderes mundiais que estiveram reunidos na sede da ONU em setembro de 2015 e que se comprometeram a trabalhar para erradicação da pobreza, para a proteção do planeta e para garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. A partir de então é que foram definidos os 17 ODS, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com metas e tarefas coletivas que devem ser cumpridas até 2030”, explicou a Coordenadora Geral do Movimento ODS Santa Catarina, Katiane Vieira.

Grandes nomes do país passaram pelo palco para propor uma reflexão sobre o quanto o Brasil avançou nessa pauta e quais caminhos deve seguir. Palestrantes abordaram temáticas importantes para o voluntariado, assim como empresários e executivos apresentaram suas boas práticas e como atuam para implantar ações ou difundir conceitos nos locais de trabalho.

Os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável são: erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água potável e saneamento, energia acessível e limpa, trabalho decente e crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, ação contra a mudança global do clima, vida na água, vida terrestre, paz, justiça e instituições eficazes, parcerias e meios de implementação.

Durante o Fórum, também foi feita a entrega do Prêmio ODS Santa Catarina, que valoriza as melhores iniciativas de pessoas e organizações signatárias do Movimento Nacional ODS no Estado.