Nota de Pesar – Enfermeira Doutora Telma Ribeiro Garcia

Com imenso pesar, o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), solidariza-se com a família, amigos e colegas de Enfermagem de Telma Ribeiro Garcia pelo seu falecimento ocorrido neste sábado (6/7). Doutora em Enfermagem e professora aposentada da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Telma também era graduada em Letras, Vernáculo, pela mesma Universidade. Unindo o dom e o conhecimento com as palavras à paixão e a habilidade que tinha na Enfermagem, tornou-se referência em várias áreas, em especial na Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), Sistemas de Classificação, Nomenclaturas, Vocabulários e Terminologias de Enfermagem.

Telma Ribeiro Garcia foi membro da Câmara Técnica de Legislação e Normas do Conselho Federal de Enfermagem – CTLN / Cofen, de 2009 a 2012. Foi editora científica da Revista Brasileira de Enfermagem, da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), no período de outubro de 2010 a dezembro de 2014. Na ABEn também ocupou cargos na diretoria na Gestão 2007-2010 (Primeira Secretária) e na Gestão 2010-2013 (Diretora de Publicações e Comunicação Social).

A convite do Coren/SC esteve em Florianópolis em novembro de 2017, para proferir palestra no workshop sobre a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE) na SAE. Em junho de 2018 voltou à capital catarinense para eventos promovidos pela ABEn.
Seu legado fica na história da Enfermagem, uma memória inesgotável de bons momentos que ela conseguiu promover ao compartilhar seu conhecimento, sua simpatia e simplicidade no trato com colegas de todo o país e de outros lugares do mundo. A Paraíba era seu orgulho e por onde andava não escondia nem o sotaque e nem os desafios pelos quais passou para chegar no ápice de uma profissão. Virou doutora sem arrogância e hoje abre uma lacuna na Enfermagem brasileira.

O Coren/SC está de luto e presta esta singela homenagem à profissional que serve de exemplo para a categoria, pois muito contribuiu para a valorização da Enfermagem.