Atribuições dos profissionais de Enfermagem nas equipes foi tema de palestra em Santa Rosa do Sul

A enfermeira fiscal da subseção de Criciúma, Daiane Leandro Freitas, esteve na cidade de Santa Rosa do Sul para ministrar palestra aos profissionais de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde. O tema foi “Atribuições dos Profissionais de Enfermagem nas equipes” e para reforçar o papel de cada um, Daiane foi além das palavras e fez uma atividade diferente com os participantes. Todos tiveram os olhos vendados e colocados em uma fila para seguir um caminho pré-estabelecido. A pessoa que estava no fim da fila foi a única sem estar com os olhos vendados, portanto iria guiar a equipe, mas sem poder falar, apenas com toques nos ombros da pessoa da frente, então este avisaria o da sua frente e assim por diante até chegar no primeiro da fila, ou seja, o condutor da turma.

“A ideia foi mostrar para eles eles que quando estão no atendimento, quem conduz a segurança para os pacientes são os profissionais, portanto é importante e fundamental concentração em cada movimento realizado”, disse Daiane. Na palestra ela abordou a legislação e mostrou exemplos que reforçam a importância da Sistematização da Assistência em Enfermagem (SAE), o que inclui os registros dos processos.

Entre os participantes foram registrados muito elogios. “Como foi boa tua palestra, adorei, pois se encaixou perfeitamente no que estávamos precisando. Valeu pela parceria”, disse uma das enfermeiras.