Coren/SC realiza Operação Estágio em instituições de Florianópolis

No mês de junho os Enfermeiros Fiscais do Coren/SC da Sede, inspecionaram Instituições de Saúde de Florianópolis para verificar a presença de estagiários e as condições de contratação, além da forma como são realizadas as atividades dos estudantes, com objetivo de combater o exercício ilegal da Enfermagem. A chamada Operação Estágio foi uma diretriz do Cofen que orientou  a realização desta força-tarefa, cumprindo  com o Termo de Cooperação Técnica celebrado com o Ministério Público do Trabalho (MPT).

Das 23 Instituições de Saúde que realizam atividade de ensino na Capital, os fiscais estiveram em 16, inspecionando no total 26 setores com presença de estagiários. Foram 217 estudantes de Enfermagem contemplados, 25 Enfermeiros supervisores e 30 professores orientadores envolvidos nos campos inspecionados.

Em nenhuma das instituições foram encontradas atividades diversas da Enfermagem sendo realizadas. Dentre as inconsistências encontradas, em apenas numa instituição houve divergência na comparação dos documentos relacionados ao estágio e as atividades verificadas no local. Também foram encontrados cronogramas de estágio não respeitados, sem aviso prévio de troca de horários e ausências, havendo relatos de Enfermeiros das instituições do descumprimento de carga horária de estágio.

Em nenhum local houve caso de estudantes sendo supervisionados por pessoa sem inscrição no Coren/SC ou sem supervisão de Enfermeiro, assim como não foram encontrados casos de estudantes nas escalas de serviço de Enfermagem.

Ao final da Operação Estágio, o Coren/SC consolidou as informações de todas as inspeções realizadas e enviou ao Cofen na primeira semana de julho.