Novo encontro definiu ações a serem realizadas sobre Segurança do Paciente

Mais um encontro promovido pelo Coren/SC e ABEn/SC debateu Segurança do Paciente, com apoio do Senac, movimento Hacking Health e Associação Catarinense de Medicina (ACM). Desta vez a reunião, pela manhã do dia 12 de julho, contou com a presença de gestores e CEOs dos serviços e saúde para que todos estejam por dentro dos encaminhamentos e qual é o impacto da gestão com relação à Segurança do Paciente. Durante a tarde foi a vez de ouvir os representantes das áreas de Recursos Humanos para entender como que está o processo de contratação e se já é possível mapear o perfil de novos profissionais pra que atendam os pacientes com olhar mais sistêmico.

“Um dos objetivos foi mostrar que os eventos adversos causam aumento de custos quando não houver  gestão deste cuidado efetivo”, disse a conselheira do Coren/SC, Daniella Farinella Jora, que coordena as atividades do grupo junto com a diretora da ABEn/SC, Elaine Forte. O coordenador estadual do Hacking Health, Ivan Moraes, e o integrante do movimento, Plínio Oliveira Filho, estudante de Medicina, colaboraram com a organização do encontro.


As conselheiras do Coren/SC Daniela Maçaneiro, Alessandra Coutinho, Laís Concellos e Evangelia Kotzias Atherino dos Santos estiveram presentes. Entre os gestores, participaram Bianca Garcia e Carla Silveira, da Clínica Santa Helena; Luísa Dalsasso Corrêa, do Hospital Unimed; Alan Luis Sbardelotto, médico da Qualirede e Mariana M. Muniz, enfermeira da Qualirede; Éder dos Santos Silva e Janaina Zomer, do Hospital de Caridade; Larissa Gutierres e Ademar José de Oliveira Paes Júnior, do Hospital Baía Sul. E ainda: Gamaliel Alexandrino, do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde, Caroline Mello da Silva e Marina Abreu, do Senac.

Ficou definido que será realizada uma atividade chamada de Design Jam, provavelmente em agosto, que permite um encontro multidisciplinar para esgotar todas as possibilidades de detecção de problemas e de identificação de melhorias. Isso deve ocorrer antes do evento maior, que é o Hackathon. O Hackathon será dias 17 e 18 de outubro, em Florianópolis, e é uma ação colaborativa entre profissionais da saúde  e desenvolvedores, administradores e demais interessados em se juntar para criar, juntos, soluções. Geralmente realizado num final de semana onde são desenvolvidos os temas discutidos nos encontros e elaboradas as soluções, sendo selecionadas e podendo ser premiadas as melhores soluções. Para este evento serão necessários mais encontros prévios de preparação.

“A primeira questão era validar se fazia sentido e se este engajamento estava sendo internalizado nas instituições. Depois faremos uma fase preparatória nos meses de agosto e setembro antes da maratona final,  que é o Hackathon”, explicou Ivan Moraes.

Recursos Humanos – Durante a tarde foram debatidos os temas relacionados à gestão de pessoas, já que em todas as oficinas surgiram questões referentes à liderança, à organização e ao método de trabalho nos casos relacionados à Segurança do Paciente. Segundo Ivan, “como são áreas efetivas de gestão de pessoas, então precisávamos ter o parecer deles.”