Coren/SC inaugura novas instalações para atender os profissionais de Joinville e região

Um espaço mais amplo e com mais conforto para o atendimento aos profissionais de Enfermagem. Assim é a nova subseção do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) em Joinville, inaugurada nesta terça-feira com a presença de lideranças da categoria na região. A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, destacou o processo realizado, a aprovação em Plenário e os desafios da gestão pública para executar obras como esta.  “Todo investimento deve reverter em benefício aos profissionais de Enfermagem e em defesa da sociedade ao cuidarmos do exercício legal da profissão”, disse Helga.

Estiveram presentes na solenidade de inauguração professores e coordenadores, responsáveis técnicos de instituições de saúde da região, profissionais de várias áreas, ex-conselheiros e atuais conselheiros do Coren/SC. O diretor de Gestão Hospitalar do Hospital São José, de Joinville, enfermeiro Douglas Machado, fez uma fala contundente sobre a importância da participação nos espaços de debate da Enfermagem. “Os avanços que queremos na profissão depende da nossa participação, da mobilização e da dedicação nas entidades representativas como o Coren”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde de Garuva, Roland Ristow Junior, aproveitou a oportunidade para abordar como as ações das entidades podem contribuir com a formação dos profissionais, lembrando ainda a importância do ensino presencial. A coordenadora do curso do Ielusc, Beatriz Schumacher, e a coordenadora do Eixo Saúde do Senac/SC, Katiana Viana, também prestigiaram o evento, entre outras autoridades.

A conselheira do Coren/SC que representa a região, Laís Concellos, reforçou o papel do Conselho na valorização da Enfermagem. “Muitas atividades são realizadas diariamente em prol da categoria e os projetos são executados com empenho por uma grande equipe, seguindo um planejamento que é aprovado e acompanhado pelos conselheiros. Tenho muito orgulho de fazer parte do Coren/SC”, disse Laís. As conselheiras Alessandra Junkes Coutinho, Míssia Mesquia Páscoa, Daniela Maçaneiro e os conselheiros Jerry Schmitz e Vilmar Wanderert também estiveram na inauguração.

Os enfermeiros fiscais Charles Souza e Deise Bertotti contaram um pouco do dia a dia da subseção e de como a fiscalização atua para melhorar a qualidade do atendimento e da assistência em Enfermagem, além de difundir os preceitos éticos e legais da profissão em prol de bons serviços na área da saúde. “O Coren/SC tem aumentado os investimentos em fiscalização e conseguido assim obter bons resultados na garantia de equipes bem dimensionadas, melhoras nas condições de trabalho e incentivo às boas práticas, como implantação da Sistematização da Assistência e discussão de temas como Segurança do Paciente”, destacou a presidente.