ENTREVISTA: Enfermagem de urgência e emergência ganha destaque

 

Há 3 anos foi criado um Departamento de Enfermagem dentro da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE), demonstrando a importância da interdisciplinaridade nas equipes de saúde e valorizando o papel dos profissionais de Enfermagem na área de urgência e emergência. Quem conta mais sobre esta história é a enfermeira Elizabeth Machado Paulo, integrante do Departamento, que tem uma trajetória neste setor. Concluiu quatro especializações: Emergência e urgência, Gerontologia, Saúde da Família, Assistência e Promoção à Saúde. Além do trabalho como enfermeira da UPA Forquilhinhas e como professora do curso Técnico de Enfermagem, na disciplina teórica e prática de Emergência, e no curso de Socorrista/APH (Atenção pré-hospitalar), ela atua como Bombeira Comunitária do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e plantonista na ambulância da Pulse Life.

 

Pode relatar um pouco da criação deste Departamento?

O Departamento de Enfermagem da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede) foi constituído e fundado em 23 de setembro de 2016, durante o V Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência e I Congresso Brasileiro de Enfermagem de Emergência, na cidade de Porto Alegre (RS). É uma associação civil sem fins lucrativos e de caráter exclusivamente científico cultural, que se rege pelo seu Regimento, bem como pelas normas do Estatuto da Abramede.

 

Quais as atividades desenvolvidas dentro da Associação?

Este Departamento promove a integração entre os enfermeiros emergencistas que atuam na assistência, gestão, ensino e pesquisa em todo o território nacional e no âmbito internacional proporcionando o intercâmbio de conhecimentos e experiências enriquecendo e divulgado o trabalho desta classe. Também há o desenvolvimento cientifico, didático e operacional, para a melhoria da qualidade da assistência de Enfermagem na emergência.

O objetivo inclui ainda colaborar na normatização de cursos e estágios para a formação de profissionais de Enfermagem na área de emergência e participar na elaboração e revisão das Políticas Públicas que envolvam a Rede de Urgência e Emergência (RUE).

O Departamento zela pela proteção dos direitos dos pacientes e trabalhadores que participam da Rede de Urgência e Emergência (RUE), organiza e realiza congressos, conferências, encontros e seminários na área de emergência, assim como mantém o intercâmbio com outras sociedades congêneres em nível regional, nacional e internacional.

 

Existem desafios na atuação da Enfermagem dentro desta área de emergência, quais?

O atendimento de Enfermagem nos serviços de emergências exige capacitação contínua, devido à ampla variedade de situações de adoecimento e suas diferentes terapêuticas. A valorização da atuação da Enfermagem é uma luta constante e, atualmente, nos deparamos com a impulsividade dos pacientes descontentes principalmente com a insatisfação ao ser classificado com um tipo de risco menor do que esperava receber e com o tempo de espera. E isto acontece devido à grande demanda que os serviços de emergência estão recebendo, principalmente devido à dificuldade de acessar a atenção primária.

 

Qual a importância dos profissionais se associarem?

Estar dentro de uma entidade representativa significa atuar voluntariamente em prol de todos. Quem se associa, mesmo sem precisar se envolver diretamente, também fortalece a classe e fomenta o aprimoramento científico da equipe de emergência. Além de poder se beneficiar do acesso diferenciado a cursos, eventos e informações do setor.

 

Em setembro deste ano terá o Congresso Catarinense dentro do Congresso Sul Brasileiro, você quer falar mais do evento e convidar os profissionais a participarem?

O tema central do II Congresso Sul Brasileiro de Medicina de Emergência Adulto e Pediátrica será “MINUTOS QUE VALEM A VIDA”. O evento ocorre de 5 a 7 de setembro, no Centrosul em Florianópolis. Em paralelo, ocorrerão o Congresso Catarinense de Medicina de Emergência e o Congresso Catarinense de Enfermagem de Emergência.

A idéia é fortalecer a abordagem de forma prática e a realidade do atendimento inicial das diversas formas clínicas da Medicina de emergência adulto e pediátrica. Os eventos promoverão atualização para médicos emergencistas adulto e pediátrico, enfermeiros e técnicos de enfermagem, equipes da assistência pré-hospitalar e intra-hospitalar, acadêmicos da área da saúde além dos demais profissionais envolvidos com o atendimento emergencial que vivem a realidade do dia dia em hospitais e atendimentos de emergência.